Rodoviários de Volta Redonda buscam mediação no MTE, no Rio, para fechar Convenção Coletiva

4 de setembro de 2015

Mediação 1 menor

O Sindicato dos Rodoviários de Volta Redonda e Região participou na última quarta-feira (2) de mesa redonda na Superintendência Regional do Ministério do Trabalho e Emprego no RJ (SRTE-RJ), no Centro do Rio, para tentar um acordo com o Sindicato Patronal para fechamento da Convenção Coletiva 2015. Após aprovação da contraproposta do Sindpass (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Barra Mansa e Volta Redonda) em assembleia de trabalhadores, em junho, o Sindicato dos Rodoviários foi surpreendido no momento da assinatura da Convenção com duas cláusulas que não faziam parte da contraproposta patronal aprovada pela categoria em assembleia e se recusou a assinar o Acordo.

“Não podemos assinar algo em nome da categoria que não foi aprovado em assembleia”, resumiu o presidente do Sindicato dos Rodoviários de Volta Redonda, José Gama, o Zequinha.

As duas novas propostas alteravam o estabelecido em negociação para a compensação de jornada e fracionamento do horário do almoço dos trabalhadores.

A reunião de mediação, coordenada pelo chefe do Setor de Mediação da SRTE-RJ, Bruno Roberto Parreiras, foi solicitada pelo presidente da Força RJ, Francisco Dal Prá, em nome do Sindicato dos Rodoviários. Participaram do encontro, além de Dal Prá e Zequinha, o diretor sindical e secretário da Força RJ para o Sul Fluminense, Luiz Rogério de Freitas, o Rogerinho, o advogado Maurício Nogueira, e, representando o Sindpass, o presidente Paulo Afonso de Paiva Arantes e o gerente executivo e advogado Luiz Antônio Cotrim.

O advogado Maurício Nogueira, entre Rogerinho e Zequinha, explica a situação ao mediador Bruno Parreiras

Embora Dal Prá pregasse que o diálogo é a melhor forma de buscar solução para os problemas, não houve acordo. “Podíamos até convocar nova assembleia para examinar essas questões, mas o presidente do Sindpass afirmou na mesa redonda que se as mudanças não fossem aprovadas pelos trabalhadores, era ele que não assinaria a Convenção. Para que, então, convocar uma assembleia extraordinária, se ela não teria valor para o patronal?”, explicou Rogerinho.

Em assembleia em 19 de junho, os trabalhadores no transporte rodoviário de Volta Redonda, Barra do Piraí, Valença, Piraí, Pinheiral e Rio das Flores aprovaram 9% de reajuste a partir de 1º de junho, 20% de aumento na cesta básica, com mesmo percentual de desconto para o empregado, o mesmo reajuste aplicado nos salários para a PLR (Participação nos Lucros e Resultados) e 9% de reajuste no valor pago para aquisição de uniformes, isso nas empresas que não fornecem o material, sendo que a participação do empregado se manteve em R$ 2,20. As demais claúsulas, portanto, foram mantidas como no Acordo Coletivo anterior.

“Agora, vamos entrar na Justiça para fazer valer a decisão soberana dos trabalhadores e a palavra dada aos patrões, que, inclusive, já estão pagando os salários com o aumento acordado em junho, porque foram comunicados pelo Sindpass que a convenção tinha sido aprovada. E foi. Mas sem mudanças de última hora, porque não estamos aqui para passar por cima das decisões da categoria”, arrematou o presidente Zequinha.

Por Rose Maria, Assessoria de Imprensa.

Fotos: Arquivo Sindicato dos Rodoviários de Volta Redonda.