Reunião da CNTM analisa a reforma trabalhista e fortalece unidade contra o fim dos direitos

14 de setembro de 2017

Assembleia CNTM

Dias 12 e 13 de setembro, metalúrgicos filiados à Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM) reuniram-se em Praia Grande (SP) para assembleia do Conselho de Representantes e seminário, que debateu a reforma trabalhista e a resistência contra o fim dos direitos.

Participaram do encontro o presidente da Força Sindical RJ, Carlos Fidalgo, o presidente da Federação dos Metalúrgicos RJ, Sérgio Claudino, e presidentes e representantes de Sindicatos filiados no Rio de Janeiro.

A Assembleia do Conselho de Representantes aprovou o balanço de ações da CNTM em 2016 e a previsão orçamentária para 2018. Na ocasião, os presidentes das Federações filiadas à Confederação e diretores da entidade usaram a tribuna do auditório do Centro de Lazer dos Metalúrgicos de São Paulo para defender um forte trabalho junto às bases metalúrgicas, fazendo sindicalização e conquistando companheiros para a luta sindical em defesa dos direitos e interesses da classe trabalhadora.

Uma moção de repúdio da CNTM foi aprovada contra as práticas antissindicais e demissões de dirigentes sindicais pela GM de São José dos Campos/SP, contra os acidentes e mortes da Gerdau de Ouro Branco/MG e contra a atitude da Mitsubishi de Catalão/GO de criar comissão de trabalhadores sem a participação do Sindicato dos Metalúrgicos de Catalão.

Foram divulgadas, ainda, ações em todo o país neste 14 de setembro, Dia Nacional de Lutas, Protestos e Greves contra o fim dos direitos, promovido pelo Movimento Brasil Metalúrgico e o abaixo-assinado do FST (Fórum Sindical dos Trabalhadores) para um projeto de iniciativa popular de revogação da Reforma Trabalhista.

Assembleia CNTM palestras

O Seminário contou com palestras do jornalista Marcos Verlaine, analista político do DIAP (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar), do consultor sindical João Guilherme e do procurador regional do Trabalho da 7ª Região (Ceará), Francisco Gérson Marques, com destaque para o tema “Reforma Trabalhista e Sindicalismo”.

O evento contou com cerca de 350 participantes, entre dirigentes, advogados e observadores.

Em sua mensagem final, o presidente da CNTM e vice-presidente da Força Sindical, Miguel Torres, disse que o momento é de luta de classes e o movimento sindical está de pé, pronto para a resistência. “A nova lei trabalhista é nefasta aos direitos, mas vamos resistir e levar para a base o conteúdo deste debate. Buscar na unidade e na solidariedade ações que garantam as conquistas anteriores e avanços coletivos para a categoria metalúrgica e para a classe trabalhadora em geral. Com organização e inteligência, o movimento sindical enfrentará os desafios com dignidade e unidade. A luta faz a lei!”, completou Miguel Torres.

Fotos: Divulgação CNTM

• Alexsandro Diniz