Qualificação quer reduzir riscos de acidentes em postos de combustíveis do município do Rio

10 de março de 2016

Campanha Sinpospetro

Com o objetivo de reduzir os riscos de acidentes e danos à saúde dos trabalhadores nos postos de combustíveis, o Sindicato dos Empregados em Postos de Combustíveis do Rio de Janeiro (Sinpospetro-RJ) e o Sincomb (sindicato patronal do município do Rio) avançaram nas discussões sobre a implantação de um programa para qualificação de mão de obra. Há mais de um ano, os dois sindicatos avaliam o projeto, que prevê a criação de um curso permanente para aprimorar o treinamento dos funcionários dos postos. A proposta foi apresentada nesta terça-feira (8), na abertura das negociações das cláusulas econômicas dos trabalhadores dos postos de combustíveis do Município do Rio de Janeiro.

A parceria foi proposta pelo Sinpospetro-RJ que constatou, em visita aos postos, que a maioria dos trabalhadores apresenta dificuldades para identificar as situações de risco. No mês passado, o sindicato realizou o primeiro curso de formação para integrantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). No curso, os integrantes da brigada, responsáveis pela orientação dos trabalhadores em caso de acidentes, demonstraram preocupação com o risco de inalação de gases tóxicos produzidos pela gasolina e o Gás Natural Veicular (GNV) durante o abastecimento.

Esse avanço nas discussões é mais uma conquista do Sinpospetro-RJ, que em setembro do ano passado lançou uma Campanha sobre Segurança e Saúde nos postos de combustíveis de todo o Estado do Rio. Mais de dez mil cartilhas e folders sobre as medidas que devem ser adotadas para evitar danos à saúde e risco de acidente no ambiente de trabalho foram distribuídos aos funcionários dos postos.

E a campanha estadual continua hoje (10), com a realização do I Seminário de Segurança e Saúde do Sul Fluminense, durante todo o dia, em Barra Mansa.

Negociação salarial

Na primeira rodada de negociação das cláusulas econômicas, o sindicato patronal não apresentou proposta de reajuste salarial e ficou de avaliar a pauta de reivindicações dos trabalhadores dos postos de combustíveis do município do Rio de Janeiro. Nesse encontro, ficou assegurada a data-base da categoria (1º de março), até que a negociação da Convenção Coletiva seja concluída.

Entre as reivindicações estão aumento real de 12,69%, além do índice do INPC de março, vale-refeição diário de R$ 15,00 e o aumento do vale-alimentação para R$ 300,00. O sindicato propõe, também, a criação da função caixa, com pagamento de adicional de 50% para os frentistas que acumulam a responsabilidade de guardar o dinheiro da empresa. Também é reivindicado Participação nos Lucros e Resultados (PLR) de um piso salarial da categoria.

Novos acidentes no país

explosão ES

Dois trabalhadores de postos de combustíveis morreram nesta semana, em Pernambuco e no Espírito Santo, em consequência de explosões. A falta de segurança no manuseio dos produtos vendidos nos postos tem provocado tragédias com trabalhadores e clientes, o que reforça a importância da qualificação dos frentistas para prevenir riscos. Na terça-feira (8), um funcionário que fazia manutenção no tanque de combustível num posto da zona sul de Recife (PE) morreu durante uma explosão. No mesmo dia, foi sepultado em Minas Gerais o corpo do frentista que morreu em consequência de uma explosão num posto em Vila Velha (ES). Esses acidentes nos chamam a atenção pela gravidade e pelo alto risco a que estão expostos os funcionários de postos de combustíveis e lojas de conveniência.

O acidente em Recife ocorreu quando o funcionário do posto realizava um procedimento de limpeza do tanque de combustível e faíscas de seu maquinário teriam entrado em contato com os gases do tanque, provocando a explosão. De acordo com testemunhas, o impacto foi tão grande que o trabalhador foi atirado a cerca de dez metros e já caiu sem vida. Após a perícia no local do acidente, o Corpo de Bombeiros constatou que o procedimento realizado pelo trabalhador do posto era arriscado. De acordo com os bombeiros, o funcionário não usava equipamento de segurança.

Na semana passada, um frentista ficou gravemente ferido durante a explosão num posto em Vila Velha, no Espírito Santo. Ele morreu na última segunda-feira (7), após ficar seis dias internado em estado grave. Além da vítima fatal, o acidente deixou um cliente e outro frentista feridos. A explosão ocorreu quando os frentistas tentavam retirar parte da gasolina que colocaram a mais no tanque do carro. O procedimento teria acionado uma válvula do veículo e provocado a explosão.

Os Sindicatos dos Frentistas do Espírito Santo e de Pernambuco acompanham os casos e prestam assistência às famílias das vítimas. “Esses acidentes mostram que precisamos lutar para melhorar as condições de trabalho e eliminar o alto risco de explosão no ambiente laboral. O funcionário do posto de combustível, assim como o da loja de conveniência, estão expostos a produtos altamente inflamáveis e tóxicos à saúde. Essa dura realidade do trabalhador do posto de combustível precisa ser mudada para que todos tenham segurança, inclusive os clientes e as pessoas que trabalham ou moram próximo aos estabelecimentos”, concluiu Eusébio Pinto Neto, presidente do Sinpospetro-RJ e vice presidente da Força Sindical RJ.

Por Rose Maria, Assessoria de Imprensa, com Assessoria de Imprensa Sinpospetro-RJ.

Foto: Divulgação Sinpospetro-RJ.