Nova diretoria assume Federação Nacional dos Guias de Turismo

12 de dezembro de 2014

A presidente reeleita da Fenagtur, Irma Karla, e o ministro do Turismo, Vinícius Lages

O ministro do Turismo, Vinícius Lages, esteve presente na posse da diretoria da Federação Nacional dos Guias de Turismo (Fenagtur), no Centro do Rio, que reconduziu a presidente Irma Karla Barbosa a mais um mandato. A Fenagtur defende e representa legalmente os quase 12 mil guias de turismo do país.

Irma Karla ingressou na área turística há mais de 20 anos. A diretoria da entidade também passou a ser composta por Henrique Dantas (AL), Marcelo Rezende (RJ), Hilson Cássio de Araújo (MT) e Rosicléia Martins (PR).

A nova diretoria, ao lado do ministro Vinícius Lages

O Brasil conta hoje com quase 12 mil guias de turismo em situação regular, sendo que 70% dos profissionais que atuam na área são empreendedores individuais. Eles são responsáveis pelo acompanhamento e assistência aos turistas em suas viagens e levam de 400 a 1.000 horas para completar o curso técnico e estarem aptos a exercer suas atividades. A profissão de guia de turismo é regulamentada pela Lei 8.623/93 e entre as funções desse trabalhador está acompanhar, orientar e transmitir informações a pessoas ou grupos, em visitas, excursões urbanas, municipais, estaduais, interestaduais, internacionais ou especializadas.

Segundo a presidente reeleita para o triênio 2014/2017, Irma Karla Barbosa, a entidade pretende iniciar uma campanha de valorização dos profissionais a partir de 2015, com o objetivo de fortalecer a imagem dos guias de turismo e destacar a importância da atuação regular.

O ministro Vinícius Lages destacou que muitos avanços já foram conquistados. “A profissão de guia de turismo é a única regulamentada por lei no setor. No início deste ano, o MTur publicou a Portaria 27/2014, que atualizou a legislação e esclareceu diversos detalhes sobre a profissão dos guias”, disse. A portaria, que estabeleceu requisitos e critérios para o exercício da atividade, dividiu os guias nas categorias regional, guia de excursão nacional, guia de excursão internacional, especializado em atrativo turístico ou especializado em atrativo natural ou cultural.

Marcelo Rezende Fenagtur 2

Claudio Magnavita, secretário estadual de Turismo RJ, Irma Karla, Hernesto Teixeira, secretário municipal de Turismo de Magé e Marcelo Rezende

Já Marcelo Rezende, presidente do Sindicato Estadual dos Guias de Turismo do Rio de Janeiro (Sindegtur-RJ), ressaltou que pela primeira vez na história da Federação foi registrada a presença de um ministro de estado do Turismo numa cerimônia de posse da nova diretoria. “Este fato já é suficiente para dar credibilidade ao trabalho que a Fenagtur tem feito. Não podemos negar que, no passado, problemas diversos esvaziaram a instituição. Mas com a nova gestão e novos membros na diretoria, o futuro que se espera é de maior atuação em defesa do Guia de Turismo, em todo o Brasil”, salientou o dirigente sindical.

Para ele, só a participação do guia de turismo em seu sindicato pode fazê-lo co-responsável pelos rumos da profissão. “Iniciamos uma nova etapa na Fenagtur e esperamos que a união dos profissionais pelo bem comum da categoria consolide essa nova fase, com apoio e participação nas atividades dos Sindicatos e da Federação”, concluiu Marcelo Rezende.

Fabrício Amaral, consultor Jurídico da Fenagtur; Irma Karla Barbosa e Marcelo Rezende

Por Rose Maria. Fotos: Arquivo SINDEGTUR-RJ