Negociação salarial dos frentistas começa nesta terça-feira

7 de junho de 2016

frentista  mulher

A negociação das cláusulas econômicas da Convenção Coletiva dos 10 mil trabalhadores de postos de combustíveis do estado, representados pelo Sindicato dos Empregados em Postos de Combustíveis do Rio de Janeiro (Sinpospetro-RJ), será aberta hoje (7), às 15h. A categoria, com data-base em 1º de junho, reivindica aumento real, tíquete refeição, um piso salarial de Participação nos Lucros e Resultados (PLR), implantação da função caixa e o pagamento da cesta alimentação, através de crédito em cartão eletrônico.

Para o presidente do Sindicato, Eusébio Pinto Neto, a crise econômica não pode ser usada como argumento na mesa de negociação, já que o setor de revenda de combustíveis continua aquecido.  Ele diz que a categoria só vai avançar e conquistar novos benefícios e salários dignos quando despertar para a necessidade de participar das decisões do Sindicato. “A união e mobilização da categoria são fundamentais neste momento. O trabalhador não pode delegar ao Sindicato a responsabilidade de negociar sozinho”, afirmou.

Entre as reivindicações estão aumento real nos salários de 12,69%, tíquete refeição diário de R$ 15 e o pagamento do auxílio cesta alimentação, no valor de R$ 300, através de crédito em cartão eletrônico.

O Sinpospetro-RJ propõe ainda a criação da função caixa, com pagamento de adicional de 50% para os frentistas que acumulam a responsabilidade de guardar o dinheiro da empresa. Também é reivindicado um piso salarial da categoria a título de PLR.

O Sindicato quer elevar o percentual do adicional noturno para 50%. Atualmente a lei autoriza o pagamento de adicional de 20% para os empregados que trabalham à noite. A pauta prevê ainda o aumento do seguro de vida e a criação do adicional por tempo de serviço. O percentual de 3% da remuneração mensal seria pago por ano de serviço efetivamente prestado ao mesmo empregador.

Apesar das discussões deste ano envolverem apenas as cláusulas econômicas, o presidente Eusébio Neto incluiu na pauta a obrigatoriedade do curso de implantação da NR 20.

A Pauta de Reivindicações foi aprovada pela categoria em assembleias realizadas em abril nas subsedes de Volta Redonda, no Sul do Estado e de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.

Por Rose Maria, Assessoria de Imprensa, com Assessoria de Imprensa Sinpospetro-RJ

Foto: Divulgação Sinpospetro-RJ

Secretário de Imprensa e Comunicação Força RJ