Milhares de trabalhadores foram ao Sambódromo no 1 de Maio do Rio de Janeiro

2 de maio de 2012

redimensionar_imagem (7)Rio de Janeiro consegue dobrar o volume participantes da Festa do Trabalhador em relação ao ano passado. Com o apoio da Prefeitura Municipal, a praça da Apoteose do Samba no Rio de Janeiro, foi palco de muita comemoração mas também de reivindicações das pautas trabalhistas.

Milhares de trabalhadores vieram em caravanas de diversas cidades do estado do Rio de Janeiro para participarem da Festa do Trabalhador, onde comemora-se o dia do Trabalho, que pela segunda vez é realizada de forma unificada pelas Centrais Sindicais do Rio de Janeiro.

No intervalo das apresentações dos artistas, foram sorteados 2 carros zero Km e 5 Motos. Sindicalistas lembravam da importância da unidade em torno dos projetos que estão tramitando no Congresso Nacional, tais como: Redução da Jornada de Trabalho para 40 horas semanais sem redução de salário, Fim do Fator Previdenciário. Também foi falado sobre a importância da Redução dos juros para o crescimento da produção,Valorização dos servidores públicos, Trabalho Decente, dentre vários temas.

O presidente da Força Sindical RJ, Francisco Dal Prá relata: “Este evento marca o crescimento da mobilização no estado do Rio, a Força Sindical, distribuiu muitos convites na Praça XV e os trabalhadores responderam comparecendo, apesar do mau tempo. Chegamos aqui hoje debaixo de um temporal! Com o apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro nos cedendo o Sambódromo, quem ganhou foi o trabalhador, pois o acesso aqui é bem fácil para quem vem de qualquer lugar do Estado“. – Finaliza Dal Prá .

O novo Ministro do Trabalho e Emprego, Brizola Neto, que tomará posse do cargo dia (03) não veio para o Rio devido ao mau tempo, mesmo assim a grande mídia divulgou sua presença na Festa dos Trabalhadores em São Paulo, no campo do Bagatelle, organizada pela Força Sindical Nacional e demais Centrais.

Várias emissoras de televisão transmitiram flashs ao vivo, animando os que ainda estavam em casa devido ao mau tempo que formou pela manhã na capital do estado. O Sambódromo amanheceu com muita chuva, mas no início da tarde o tempo foi melhorando até o inicio dos shows.

Cobertura das emissoras: Clique nas imagens para ver os vídeos

Dal Prá fala da pauta de reivindicações

Júlio Cesar foi o ganhador da primeira Motocicleta sorteada

A comemoração do Dia do Trabalho este ano no Sambódromo, contou com a participação de: Mariana Valadão (Gospel)NaldoPreta GilArlindo Cruz e Molejo.

Sr. Isaias (centro) com a família, ganhador de um dos carros sorteados

Veja abaixo como foi a Festa do Trabalhador no Complexo do Alemão em 2011.

Clique aqui para ver como foi em 2011

Fotografia: Luis Barros e Caroline Marinho