Milhares de pessoas na Festa do Trabalhador no Complexo do Alemão – RJ

3 de maio de 2011

redimensionar_imagem (3)Com um palco de 160 m² montado no Campo do Ordem, na Vila Cruzeiro no Complexo do Alemão, o Estado do Rio de Janeiro realizou a maior festa do Trabalhador da sua história!

Com a presença de milhares de pessoas, artistas como a cantora gospel Léa Mendonça, Bala de Côco, Arlindo Cruz e o grupo Bom Gosto, animaram a Festa dos Trabalhadores.

Segundo o Sindicalista e Presidente da Força Sindical do estado do Rio de Janeiro, Francisco Dal Prá: – “Foi a primeira vez que as centrais sindicais Força Sindical, Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST), União Geral dos Trabalhadores (UGT), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) e Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB), se uniram para organizar a Festa dos Trabalhadores no Estado do Rio de Janeiro”.

A festa teve sua abertura com músicos da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), que tocaram o hino nacional e presentearam o público com trechos de músicas clássicas.

Logo após, um ato ecumênico realizado por representantes das religiões evangélica comPr. Gerson Moreira, Ministro de Eucaristia Ademir e Dª Aurora Belo representando a afro-brasileira fecharam a primeira parte.

Com ida do evento para a comunidade, as autoridades públicas realizaram melhoras no em torno do local, pavimentando ruas, restaurando bueiros danificados e calçadas, possibilitando o transito no evento de maneira que a multidão não se machucasse. Toda essa infra-estrutura trouxe como conseqüência a ausência de qualquer incidente na realização de todo o evento.

O dia 1 de maio por ser uma data de comemoração e de festividades no Brasil inteiro, torna-se também um dia de reivindicações que são as bandeiras de lutas travadas no Congresso Nacional, como: Melhoria das condições de trabalho dos profissionais, mais qualificação profissional, redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais sem a redução de salário, o fim do fator previdenciário, reajuste para os aposentados e a melhoria dos serviços públicos de saúde e educação.

Uma inovação foi que todas as pessoas que trabalharam no evento, como recepcionistas e na montagem e desmontagem da infra-estrutura, são moradores da comunidade do Complexo do Alemão e contratados pela associação de moradores a pedido da organização do evento.

As primeiras 30.000 pessoas que chegaram ao local do evento receberam um cupom que deu direito a participar de sorteios que foram realizados no palco. Foram distribuídos, 47 computadores (Netbook´s, Notebook´s e Desktop´s) que colaborou com a inclusão digital da comunidade e vários eletromésticos, doados pelas Centrais Sindicais, Federações e Sindicatos.

Autoridades como: Ministro do Trabalho e Emprego – Carlos Lupi, Senador da República –Marcelo Crivella, Secretário de Trabalho do Estado do RJ, Sérgio Zveiter, Deputado Estadual Paulo Ramos e outros parlamentares.

Além de vários Sindicalistas do RJ, Valdir Pereira representando Paulo Pereira da Silva, o Paulinho, Presidente da Força Nacional e Miguel Torres presidente dos Sind dos Met. de SP. Ronaldo, assessor parlamentar do Paulinho também estiveram no Complexo do Alemão, participando da festa.

Foram disponibilizados serviços aos moradores através das presenças do CAT (Central de Atendimento ao Trabalhador), cadastrando desempregados para possíveis vagas de emprego e da Secretaria de Trabalho do estado do RJ, proporcionado a oportunidade de emissão de carteira profissional e cadastramento de vagas para emprego também.

A equipe da Força RJ trabalhou na distribuição de brindes (camisas, bonés, leques e bolas de gás para as crianças) durante todo o evento para a comunidade e a tenda da Força Sindical recebeu a visita do Ministro do Trabalho Carlos Lupi.

A união das 5 Centrais Sindicais: Força Sindical, Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST), União Geral dos Trabalhadores (UGT), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) e Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB), foi um marco no estado do Rio de Janeiro, neste 1º de Maio de 2011.

Fotos: Luiz Barros