Metalúrgicos vão ao governador pedir revisão dos protocolos do ICMS para manter postos de trabalho em Duque de Caxias

22 de março de 2014

fidalgoO Sindicato dos Metalúrgicos de Duque de Caxias vai agendar audiência com o governador do estado, Sérgio Cabral, para discutir os protocolos de ICMS 44, 68 e 102, todos de 2013, que oneram as empresas destinatárias dos produtos com desperdícios e resíduos, inclusive a sucata, dos metais cobre, níquel, chumbo, zinco, estanho e alumínio, bem como alumínio em formas brutas, alumínio não ligado, ligas de alumínio, inclusive a granalha de alumínio, e mercadorias afins. Esses protocolos, publicados respectivamente no Diário Oficial da União em abril, julho e outubro do ano passado, vêm dificultando a comercialização de produtos por empresas que beneficiam ou reciclam esses metais e reduzindo os postos de trabalho na base territorial do Sindicato.

Dia 20 de março, o Sindicato dos Metalúrgicos de Duque de Caxias iniciou a homologação de 90 demissões da empresa Alutech Alumínio e Tecnologia Ltda., de um total de 300 funcionários. “A empresa alega que vem perdendo clientes, a maioria localizados fora do estado do Rio, porque quem é de Minas Gerais, São Paulo, Bahia e Paraná não quer mais comprar com eles, já que passaram a arcar com o ICMS, acrescido do custo do transporte, que, nesses estados, passaram a ser responsabilidade do destinatário e não do produtor. Várias empresas estão saindo ou fechando as portas e temos que fazer o governo do estado rever essa regulamentação”, afirmou Carlos Alberto Pascoal Fidalgo, presidente do Sindicato.

Carlos Fidalgo disse, ainda, que vai solicitar apoio à Federação dos Metalúrgicos do RJ para intervir conjuntamente na questão. “No caso da Alutech, estamos homologando as demissões para que os trabalhadores tenham acesso ao FGTS e seguro desemprego. Todos estão saindo sem outras verbas rescisórias e estamos amparando esses trabalhadores, para que tenham respeitados seus direitos, nem que seja na Justiça”, ressaltou o presidente dos Metalúrgicos de Duque de Caxias e vice-presidente da Força RJ.

Fonte: Assessoria de Imprensa Força Sindical RJ