Metalúrgicos de Campos participam do Giro+Legislativo

Voltar

22 de setembro de 2015

João GiroO presidente do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Campos e Região, João Paulo Cunha, participou do “Giro + Legislativo”, evento de âmbito nacional que ocupou o plenário da Câmara Municipal de Campos de 16 a 18 de setembro. Para a realização do evento no município, a Câmara firmou parceria com a Federação Nacional dos Servidores dos Legislativos e Tribunais de Contas Municipais (Fenalegis).

Segundo o presidente da Câmara de Campos, Edson Batista, o objetivo do “Giro + Legislativo” foi trocar experiências entre as diversas Câmaras, além de fortalecer a Fenalegis e debater a importância do Legislativo nesse momento da democracia brasileira.

Os principais temas abordados visavam aprofundar a importância e qualificação do legislativo como construtor da democracia em seus municípios. Desde o papel da comunicação e as ferramentas audiovisuais e digitais, assim como a educação potencializada pelas escolas do parlamento. Produtividade legislativa, participação da mulher no cenário público brasileiro e contas públicas e transparência também foram temas debatidos.

Dois assuntos abordados de consenso foram a necessidade de maior participação da mulher nos postos de decisão da vida pública brasileira, assim como a recuperação da política como instrumento de diálogo e tolerância.

Durante o evento foi lançada a publicação “Constituição em Miúdos“, da servidora Madu Macedo, da Câmara Municipal de Pouso Alegre, patrocinada pelo Senado Federal.

Giro 2

Participaram dos trabalhos, ainda, o ex Ministro do TSE, Joelson Dias; o ex governador e secretário de Governo de Campos, Anthony Garotinho; o Juiz do TRE, José Blaszak; o presidente da União dos Vereadores do Brasil (UVB), Gilson Conzatti; o presidente da Fenalegis, Antonio Carlos Fernandes; o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) e relator do processo das “pedaladas fiscais” da presidente Dilma Roussef, Augusto Nardes; a prefeita de Campos dos Goytacazes, Rosinha Garotinho; o presidente da Abel (Associação Brasileira das Escolas dos Legislativos), Florian Madruga; a coordenadora executiva da Associação Brasileira de TVs e Rádios Legislativas, Carla Bisol; o diretor do Interlegis/Senado, Francisco Biondo; os especialistas em Direito Eleitoral Gabriela Rollemberg e Anderson Alarcon; Amanda Costa, da OAB RJ, entre outros.

Ao final do encontro, foi lançada a Carta de Campos. “O documento aponta o caminho que vamos traçar, como a criação de um quadro de servidores estável e qualificado dentro de um processo contínuo de ações e realizações, além de uma consciência clara da crise econômica, política e moral que vive o país. Vamos crescer na dor, (…) almejando uma distribuição de recursos mais justa para os municípios em (…) educação, saúde, tratamento de água, coleta de lixo, mobilidade urbana, cultura, direitos humanos, dentre outros”, analisou o presidente do Legislativo municipal, Edson Batista.

Foi assinado convênio de cooperação técnica entre a Câmara Municipal, Fenalegis e Senado Federal para a utilização de sistemas de tecnologia, visando a modernização e o desenvolvimento institucional da Casa Legislativa.

 Por Rose Maria, Assessoria de Imprensa.

Fonte: Sindicato dos Metalúrgicos de Campos, Fenalegis e Câmara Municipal de Campos. Fotos: Sindicato dos Metalúrgicos de Campos e Fenalegis.

 

Marcelo Peres
Secretaria de Imprensa e Comunicação
Força Sindical do Estado do RJ

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar