Metalúrgicos de Angra dos Reis elegem nova diretoria

29 de outubro de 2014

Sem Título-1
A “Alternativa Metalúrgica”, Chapa 1, “a Chapa do Peão”, venceu as eleições para o Sindicato dos Metalúrgicos de Angra dos Reis,  dias 20 e 21 de outubro. Foram 1.533 votos, contra 844 na Chapa 2, encabeçada por Rogerinho e pelo vereador Chapinha, e 664 na Chapa 3, liderada por Tiãozinho, irmão do atual presidente e vereador Helinho. O presidente eleito Mário Cezar Braga, caldeireiro há mais de 20 anos, ficará à frente do Sindicato de 2015 a 2019.

Onze urnas foram distribuídas pelo estaleiro Brasfels e uma foi colocada na sede do Sindicato, para que aposentados ou trabalhadores licenciados pudessem votar.

“Nossa vitória foi a expressão da vontade do trabalhador, que optou pela renovação”, afirmou Mário Braga. Segundo o novo presidente, há 15 anos os mesmos diretores, que se dividiram nas chapas 2 e 3, se mantinham na direção do Sindicato.

A missão da nova chapa começa agora, com a tarefa de discutir com os trabalhadores tudo aquilo que foi apresentado como proposta de campanha. “A primeira coisa é levantar as finanças do Sindicato, já que há muito tempo não se presta contas e precisamos mapear o patrimônio dos trabalhadores”, anunciou Mário Braga. Outros planos são aproveitar melhor a estrutura física do Sindicato, montando a médio prazo centros de atendimento em saúde para os aposentados e a família do metalúrgico. “Outro projeto é, em parceria com Prefeitura, governo do estado e empresas, criarmos uma escola técnica, para formação e capacitação profissional. Mas tudo vai depender das finanças do Sindicato. Vontade não nos falta”, ressaltou o presidente eleito.

Entre as lutas que pretende encabeçar em prol da categoria estão, ainda, acabar com a “ficha suja” no Brasfels, onde trabalhadores demitidos ficam impedidos de entrar na empresa e fazer valer os adicionais de insalubridade e periculosidade. “Tem também a certificação para soldadores que perdem o emprego. Enfim, muito trabalho”, resumiu o novo presidente.

Mário Braga agradeceu ao presidente da Federação dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro e da Força RJ, Francisco Dal Prá, pela garantia do processo democrático em Angra dos Reis. “Sem a intervenção do Dal Prá, que costurou o regimento interno dessas eleições, não teríamos a participação efetiva dos trabalhadores metalúrgicos nesse momento de escolha. Dal Prá foi fundamental para que pudéssemos realizar essas eleições de forma pacífica, ordeira e, principalmente, dando voz ao trabalhador”, ressaltou.

Em entrevista ao jornal local “A Voz da Cidade”, a metalúrgica Marilene Soares disse ter acompanhado a campanha da Chapa 1 para vencer nas urnas. “Acho que a resposta da classe está aí. Chega desta galera que não inova, está sempre com a mesma política. Estava passando da hora de renovar”, opinou Marilene.

Fonte: Rose Maria da Assessoria de Imprensa Força Sindical RJ