Força RJ lança guia de convênios, de orientações sobre FGTS e discute terceirização

Voltar

30 de abril de 2015

DalPra_1

Sindicalista Francisco Dal Prá ao microfone

A Força Sindical RJ lançou, em abril, um Guia de Parcerias e Convênios, destinado às entidades filiadas e trabalhadores sindicalizados. O guia traz informações sobre descontos especiais conquistados pela Força RJ e extensivos aos sindicatos filiados e seus associados, de forma que as entidades possam ampliar os benefícios sociais já oferecidos em suas bases. Na ocasião, o presidente Francisco Dal Prá apresentou também aos presidentes e diretores de sindicatos e federações presentes folder explicativo sobre o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), em parceria com a Caixa Econômica Federal e a coordenação do FGTS no Rio de Janeiro.

Sob o título “Trabalhador, o FGTS é seu direito protegido e o recurso sendo investido no Brasil”, o folder explica o que o FGTS possibilita a cada trabalhador e que ele não é descontado do salário, mas uma obrigação do empregador. E o empregado regido pela CLT pode e deve fiscalizar os depósitos feitos por sua empresa, através do extrato do FGTS, consolidado a cada dois meses pela Caixa Econômica. Basta fornecer endereço completo e atualizado em qualquer agência da Caixa. Se constatada qualquer irregularidade nos depósitos, o trabalhador pode levar a denúncia ao seu Sindicato, que tomará as medidas cabíveis para regularizar a situação junto ao empregador.

Guia

1ª edição da cartilha de benefícios da Força Rio

Já para apresentar os convênios firmados pela Força RJ, além do secretário de Imprensa e Comunicação, Marcelo Peres, alguns parceiros participaram do encontro, explicando pessoalmente os objetivos dos convênios em Educação, Saúde, Alimentação, Seguros, Serviços e Lazer. Aurélio Carnaval, do Clube Care, anunciou que em breve a entidade vai oferecer, além de assistência médica, também convênio na área odontológica. “Somos uma administradora de benefícios que visa promover acesso a quem antes não tinha benefícios de qualidade. Uma inovação no mercado que também estaremos oferecendo em breve é o cartão Poupe Saúde, que vai permitir contar com atendimento de qualidade por R$ 19,00 por mês”, afirmou Carlus Marcelos, também do Clube Care.

Josiane Mattos, da Uniodonto, disse que a cooperativa procura investir em prevenção e que alguns sindicatos, como o dos Químicos de Nova Iguaçu, já vem contando com o serviço para promover saúde bucal aos trabalhadores em seu local de trabalho. “Represento também a Cheiro de Mato, empresa de turismo no Sul Fluminense que atende todo o estado e representa, por exemplo, o resort Aldeia das Águas, uma opção de lazer para vocês. Oferecemos também parceria com locadoras de veículos, com valores diferenciados para sindicatos, para que vocês possam transportar grupos de trabalhadores com maior facilidade e comodidade”, explicou Josiane.

Parceiros_falam

Parceiros falam aos sindicalistas

Já Ubiratan Almeida, da Ubiratan Seguros, disse estar há 24 anos no mercado e oferecer parceria com a Porto Seguro, que, além de seguros, propicia telefonia e internet e consócio de imóveis.

Marcelo Peres, diretor da Força RJ responsável por trazer novos convênios para a central no Rio de Janeiro, ressaltou que ao usar o documento de identificação do Sindicato em conjunto com a Força Sindical RJ, o trabalhador associado passa a ter acesso aos benefícios e descontos. “Nossa intenção é oferecer aos sindicatos um complemento ao que vocês, dirigentes, já têm em suas bases. Estamos trabalhando para trazer qualidade de vida para o trabalhador, como uma operadora que será a responsável pelo transporte aéreo em saúde das Olimpíadas do Rio, em 2016. Estamos quase fechando com a Cândido Mendes convênio em cursos de pós graduação e com a Estácio para graduação em todas as áreas”, salientou Marcelo Peres, que frisou que todos os sindicalistas filiados à Força podem indicar novos parceiros que sejam de seu interesse, em suas localidades ou em todo o estado. “Basta entrar em contato conosco”, completou.

Público_1

Além dos presidentes da Federação dos Metalúrgicos do RJ, Francisco Dal Prá, e Federação dos Trabalhadores do Ramo Químico do Estado do Rio de Janeiro, Isaac Wallace, também marcaram presença no encontro o coordenador da FST (Frente Sindical Trabalhista), Marcelo Peres; Carlos Fidalgo (Metalúrgicos Duque de Caxias); João Cunha (Metalúrgicos Campos); Marco Antônio Lagos (Metalúrgicos São Gonçalo); Rui Pessoa (Aeroviários); Alex Silva (Frentistas de Niterói e Região); Valdeney Ricardo (Propagandistas de Macaé); Virgílio Lagrimante (Comerciários Rio das Ostras); Sandoval Marques (Químicos de Nova Iguaçu); Valfredo Lima (Marceneiros RJ); Eraldo Rosa (Senalba Rio); Suélly Teixeira (Metalúrgicos de Cordeiro e Duas Barras); Maria Aparecida Evaristo (Frentistas RJ); David de Souza (Construção Civil do Rio); Herson Fraga (Trabalhadores em Perfumaria do Rio); Cristina Pereira (Petroquímicos de Itaboraí); Luís Eduardo Pereira (Trabalhadores nas Indústrias de Tintas e Vernizes de São Gonçalo); José Carlos Ribeiro, (Trabalhadores em Lotéricas RJ); Francisco Marins (Saneamento e Distribuição de Água de Niterói), José Carlos (Sindicato dos Siderúrgicos RJ), entre outros.

Terceirização

Aproveitando a presença de tantos dirigentes sindicais e já no encerramento do encontro, o presidente da Força RJ, Francisco Dal Prá, abriu o debate sobre a aprovação do PL 4330/2004 recentemente na Câmara Federal. O projeto de lei que regulamenta a terceirização terá que ser votado ainda no Senado.

Todos os sindicalistas presentes foram unânimes em se posicionar radicalmente contra a terceirização da atividade fim e se mostraram preocupados com a possibilidade de aprovação pelo Congresso Nacional da regulamentação da terceirização nas atividades meio. “Vamos pressionar o Senado e a Presidência da República para que essa aberração não passe. Isso é rasgar a CLT. A Força RJ não pode permitir que isso aconteça”, afirmou João Cunha, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Campos, ovacionado pela plateia.

João_Cunha

João Paulo

“Nós da Cedae já estamos sofrendo com a terceirização há muitos anos e temos visto os trabalhadores terceirizados sendo desrespeitados em seus direitos e garantias trabalhistas, como a isonomia, por exemplo. As empresas de economia mista precisam continuar com a realização de concurso público para seus quadros. Em 2013, em conjunto com outros sindicalistas do Rio e outros estados, invadimos a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça da Câmara) e paralisamos a votação desse nefasto projeto, que assombra as empresas públicas de economia mista no país. Nossa disposição não mudou. Agora, vamos ao Senado, em defesa dos direitos do trabalhador”, ressaltou Marcelo Peres.

Marcelo

Marcelo Peres

O vice-presidente do Solidariedade no Rio de Janeiro, Carlos Fidalgo, fez questão de afirmar que partido é uma coisa e sindicalismo com responsabilidade é outra. “Sou contra a aprovação do PL 4330/04, que joga pelo ralo toda a nossa luta de anos. Venho enfrentando, como muitos companheiros aqui, demissões em massa. Se eu tiver que optar entre minha base e partidos políticos, fico com minha base”, salientou Fidalgo.

Carlos

Carlos Fidalgo

“A preocupação da nossa central é proteger todos os trabalhadores, sem exceção. Não somos a favor da terceirização nem nunca seremos. Estão nos impondo uma pecha que não é verdade. Mas não podemos ser omissos, vendo a exploração e não agir”, arrematou Francisco Dal Prá.

A Força RJ lança neste 1º de maio um jornal extra, destinado aos trabalhadores e população do Rio de Janeiro, que analisa as implicações da terceirização da atividade fim no país.

 Por Rose Maria. Fotos: Rose Maria e Cristina Dal Prá.

Marcelo Peres
Secretaria de Imprensa e Comunicação
Força Sindical do Estado do RJ

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar