Empresa paga periculosidade em obra de subestação, na Zona Oeste do Rio

13 de março de 2014

Sintraconst-Rio garante adicional de periculosidade e mais segurança no trabalho em canteiro na Zona Oeste do RioA empresa Santa Rita Comércio e Instalações Ltda garantiu pagamento de periculosidade — adicional de 30% nos salários — aos mais de 200 empregados na obra de ampliação de uma subestação de energia em Santa Cruz, Zona Oeste do Rio.

Em reunião de entendimento com o Sintraconst-Rio, na última terça-feira (25 de fevereiro), a empresa ainda se comprometeu, no prazo de 15 dias, a incluir um ambulatório, com técnico de enfermagem, no canteiro — componente obrigatório em qualquer obra com mais de 50 empregados.

Além disso, garantiu apresentar em um mês o LTCAT (Laudo Técnico de Condições Ambientais de Trabalho), documento técnico que registra as condições do ambiente de trabalho.

“Essas conquistas dos trabalhadores só foi possível depois de mobilização, como a paralisação de advertência organizada pelo Sintraconst-Rio”, destaca Rafael Araújo, técnico de Segurança do Trabalho do Sindicato.

A paralisação aconteceu no dia 19 de fevereiro (para ver mais clique aqui). Um dia antes, um eletricista de 36 anos, da empresa terceirizada Atomo Serviços de Instalações Ltda, passou mal no local e acabou morrendo no Hospital Municipal Pedro II, que também fica em Santa Cruz.

Alguns empregados dizem que ele foi vítima de AVC (acidente vascular cerebral). Na declaração de óbito do hospital, a causa da morte está “indeterminada”.

Trabalhadores da Santa Rita acusaram a empresa de demora no socorro ao eletricista. O canteiro fica distante da área urbana do bairro, e o acesso ao local só é possível com transporte próprio.

O Sindicato organizou, na visita à subestação no dia 19 de fevereiro, um ato ecumênico em memória ao trabalhador morto.

Na reunião de entendimento no Sintraconst-Rio, os representantes da Santa Rita ainda se comprometeram a regularizar o pagamento de horas extras e a apresentar um programa de Participação nos Lucros e Resultados (PLR), no prazo de duas semanas, para homologá-lo no Sindicato.

As equipes 1, 4, 8 e 10 da Segurança do Trabalho do Sintraconst-Rio participaram dessa mobilização, além do supervisor do departamento, José de Almeida.

Fonte: Assessoria de Imprensa SINTRACONST-Rio