Eleito novo presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Angra dos Reis

6 de agosto de 2015

Sérgio e Manoelzinho

Sérgio Claudino, vice-presidente da Federação dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro, entre Manoelzinho (esquerda) e Rogerinho, acompanhou todo o processo eleitoral

Manoel Salles, da Chapa do Peão, venceu as eleições dias 28 e 29 de julho no Sindicato dos Metalúrgicos de Angra dos Reis e é o novo presidente da entidade. O resultado foi divulgado dia 30 de julho e Manoelzinho deu, esta semana, as primeiras entrevistas aos meios de comunicação do município como novo presidente do Sindicato.

Depois de três eleições, chegou ao fim um dos mais longos processos eleitorais de que se tem informações na região. O resultado final veio através de 2º turno, já que a Chapa do Peão, vencedora em junho, não tinha conquistado 50% dos votos válidos mais um, como previa o regulamento eleitoral. Com a desistência de uma das chapas, a disputa ficou entre a Chapa do Peão e a Atitude Metalúrgica. A apuração aconteceu no Clube Comercial, no Centro de Angra: num total de 2.446 votos, Manoelzinho conquistou 1.480 e a Chapa 3, encabeçada por Rogério Cunha Moreira, o Rogerinho, 909 votos. Foram contabilizados, ainda, 45 votos nulos e 12 brancos.

O presidente da Comissão Eleitoral, Luiz de Oliveira, disse estar satisfeito com o resultado do processo. “Tudo o que pode ser feito para o sucesso da eleição foi realizado integralmente. Contamos com a participação importante de todos os membros da Comissão Eleitoral e de Gestão, que não mediram esforços para a realização do pleito”, afirmou Luizinho.

Eleições Metal Angra

O candidato da Chapa 3, Rogerinho, disse que reconhece a vontade do trabalhador. “Aqui terminam todas as diferenças. Estou me colocando à disposição da nova diretoria, na luta por melhores condições de trabalho e pela garantia de emprego”, completou Rogerinho.

Já Manoelzinho agradeceu a confiança de todos e parabenizou a maneira como foi realizada a eleição, pela transparência, respeito, profissionalismo e correção. “Este Sindicato não será mais o mesmo. É hora de arregaçar as mangas e começar a trabalhar para trazer de volta a confiança e credibilidade da entidade junto aos trabalhadores. Sei que poderei contar com a ajuda da minha vice-presidente Cristiane Marcolino, que irá contribuir para escrever uma nova história para nosso Sindicato, ao se tornar a primeira mulher vice-presidente da entidade”, concluiu Manoel Salles, eleito para um mandato de quatro anos.

O presidente da Federação dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro, Francisco Dal Prá, parabenizou Manoelzinho pela vitória e à Justiça do Trabalho por garantir a lisura do pleito. Segundo Dal Prá, a Federação acompanhou o processo eleitoral do início ao fim. “A chapa vencedora conquistou a vitória com todos os méritos. Tanto que obteve maior reconhecimento da classe trabalhadora. O Sindicato de Angra dos Reis sabe que pode continuar contando com apoio da Federação no que julgar necessário”, salientou Dal Prá.

As urnas, após serem lacradas novamente, estão acauteladas na sede da Polícia Federal até 10 de agosto.  A equipe de transição será montada e uma reunião entre a chapa vencedora e a Comissão de Gestão Sindical foi agendada para o próximo dia 11, quando começa o processo de transição em si, para definição da data para a posse da nova diretoria.

Por Rose Maria, Assessoria de Imprensa.

Foto: Divulgação Federação dos Metalúrgicos RJ e Sindicato dos Metalúrgicos de Angra dos Reis.