Debate e capacitação marcam congresso da Feprop 2017

12 de dezembro de 2017

Congresso Feprop 2017 geral

Unir para Vencer foi o tema do Congresso dos Propagandistas e Vendedores de Produtos Farmacêuticos 2017, organizado pela Federação dos Propagandistas do Rio de Janeiro (Feprop). O evento reuniu lideranças sindicais da categoria de toda a Região Sudeste, de 4 a 7 de dezembro, em Rio Bonito. Em pauta, além das reformas já aprovadas e em curso, ações sindicais além da Convenção Coletiva de Trabalho e a visão do Ministério Público do Trabalho no novo cenário sindical, em nível nacional, entre outros pontos de pauta.

“A importância da unidade para enfrentar os desafios no novo cenário e, ao mesmo tempo, capacitação para dar as respostas que os trabalhadores esperam de nós resume nosso congresso”, afirmou o presidente da Feprop, Alexsandro Diniz.

Congresso Feprop 1

Na abertura, Diniz já sinalizava que a proposta do encontro era debater, discutir, mas também aprender. Participaram ainda da solenidade de abertura o assessor técnico da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Químico (CNTQ) e Força Sindical, Lino Almeida; o presidente da Federação dos Químicos RJ (Ferquimfar), Isaac Wallace, representando o presidente da CNTQ, Antonio Silvan; o assessor jurídico da Feprop e Força Sindical RJ, também vice-presidente da Força Rio, Alexsandro Santos; e o vice-presidente da Força RJ, Marco Antônio Lagos de Vasconcellos, o Marquinho da Força, representando o presidente Carlos Fidalgo.

Lino Almeida, que debateu com os presentes a nova conjuntura sindical pós reforma trabalhista no primeiro dia do congresso, disse que o movimento sindical que se move tem saída. Já Alex Santos trouxe decisões já tomadas por juízes trabalhistas pós reforma para o debate e ressaltou que um dos objetivos do encontro foi trazer e encontrar alternativas para lutar pelos trabalhadores, quando a perspectiva é de desmonte dos direitos trabalhistas. “A reforma afetou pilares que sustentam o movimento sindical, como os próprios sindicatos e a Justiça do Trabalho, onde não temos o foro privilegiado. Mas temos saídas para enfrentar essa situação e o enfrentamento se dá através da luta e participação”, afirmou.

Para o presidente da Ferquimfar, Isaac Wallace, só a união das entidades em torno de objetivos comuns pode tornar, a partir de agora, a luta mais igualitária. “Já comunicamos aos patrões que as entidades filiadas à nossa Federação agora fecham acordos através da Federação. Sozinhos não vamos a lugar nenhum. Juntos, somos mais fortes”.

Congresso Feprop 2

Já Marquinho da Força lembrou que quem faz as leis que mudam as regras do jogo a todo momento é o Legislativo e defendeu uma maior preocupação de todos em eleger, nas próximas eleições, representantes ligados ao mundo do trabalho.

O secretário geral da Feprop e presidente do Sindiproventer (Teresópolis), Luiz Cláudio Pereira (Lula), informou que a Federação criou um banco nacional de jurisprudências e uma frente nacional contra a perseguição sindical de propagandistas, que, com apoio da CNTQ, levou a questão ao Senado.

“Nossa Federação faz um ano em 15 de dezembro e praticamente dobrou o número de entidades filiadas. Nossa união fez a categoria fazer manifestação em porta de laboratório, coisa impensável há pouco tempo atrás. E continuamos trabalhando. Um banco de dados com os principais problemas de saúde ocupacional que afetam nossas bases está em andamento. Avançamos muito, sem dúvida, e precisamos avançar muito mais”, enfatizou Alexsandro Diniz.

Fotos: Rose Maria e Alexsandro Diniz

• Alexsandro Diniz