Trabalhadores em campanha salarial recusam contraproposta da Michelin

19 de maio de 2016

André StiaberjO Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Artefatos de Borracha do Rio de Janeiro (Stiaberj) recusou a contraproposta da Michelin para renovação do Acordo Coletivo de Trabalho 2016/2017. A última rodada de negociação aconteceu ontem (17), após três reuniões onde os representantes da empresa e dirigentes sindicais do Stiaberj discutiram as cláusulas sociais. A proposta foi de 7% de reajuste, R$ 8.200,00 de Participação nos Resultados (PR) fixa e um salário de cada funcionário, a título de PR variável, de acordo com metas a serem cumpridas até janeiro e faixas salariais.

“Foi a primeira proposta deles. Recusamos porque não podemos admitir reajuste salarial abaixo do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor). Queremos, no mínimo, reposição salarial diante do quadro que estamos atravessando. Abaixo disso, não dá pra negociar”, admitiu o presidente André Luiz Rocha.

Ele explicou que a Pauta de Reivindicações aprovada pelos trabalhadores quer reposição de 100% do INPC, 2% de aumento real, PR fixa de R$ 10.500, além de PR variável. A data base é junho e o acordo beneficia cerca de 5 mil funcionários.

A próxima rodada de negociação com a empresa está prevista para 27 de maio. “A categoria está mobilizada e amanhã mesmo (20) estaremos informando aos grupos, por turno, o andamento das negociações”, completou André Rocha.

Foto: Divulgação CNTQ

Carlos Fidalgo