Trabalhadores demitidos vão decidir em assembleia se aceitam acordo da Rede Forza

18 de maio de 2016

proforza um

Apesar de a Rede Forza ter entregue ao Sindicato dos Empregados em Postos de Combustíveis do Rio de Janeiro (Sinpospetro-RJ) um termo de compromisso, no último dia 12 de maio, com informações sobre o pagamento das rescisões trabalhistas, o acordo proposto pela empresa precisa ser aprovado, em assembleia, pelos trabalhadores para ser implementado. A proposta será debatida na assembleia que será realizada na próxima quinta-feira (19), às 9h, na sede da Força Sindical RJ. A negociação só será fechada com aprovação dos ex-funcionários.

O presidente do Sindicato, Eusébio Pinto Neto, pede aos trabalhadores dispensados pela Rede Forza que se mantenham mobilizados até a conclusão do acordo. No documento, a empresa se compromete a pagar as verbas indenizatórias em parcelas num período de cinco meses.

Segundo Eusébio Neto, para que o acordo entre em vigor, o termo de compromisso precisa ser assinado entre o Sindicato e a empresa e aprovado pelos funcionários. Ele diz que a adesão é opcional e que o trabalhador deve levar em conta que uma ação na Justiça pode levar meses para ser julgada. O presidente do Sinpospetro-RJ pediu à empresa que trate de forma diferenciada os ex-funcionários que ainda não conseguiram recolocação no mercado de trabalho.

Eusébio Neto ressaltou que só depois de assinado, o documento tem valor jurídico. “A mobilização é a única arma que o trabalhador tem para fazer valer os seus direitos. Faremos o que for preciso para garantir o pagamento das indenizações trabalhistas”, garantiu.

proforza 2

Ainda de acordo com o presidente do Sindicato e também vice-presidente da Força RJ, o acordo prévio apresentado pela Forza é resultado  do protesto realizado em 11 de maio, num dos principais postos de combustíveis da empresa, em Jacarepaguá. Na manifestação, o Sindicato interrompeu por mais de sete horas o  abastecimento de veículos. Mesmo com a presença da polícia, os dirigentes sindicais e trabalhadores mantiveram a interdição, até que a empresa se comprometesse a apresentar uma proposta ao Sinpospetro-RJ.

No termo, a Forza se compromete a indenizar 193 trabalhadores. A proposta prevê o pagamento da multa de 40% do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), além das verbas rescisórias.

A Rede Forza fechou 28 postos de combustíveis no estado do Rio de Janeiro e demitiu em massa. A empresa, fundada em 1999, chegou a ser considerada uma das principais  redes de postos de combustíveis no RJ.

A sede da Força Sindical do Rio de Janeiro fica à Rua Silvino Montenegro, nº 88, Gamboa, Zona Portuária da cidade.

Com Assessoria de Imprensa Sinpospetro-RJ

Fotos: Divulgação Sinpospetro-RJ