Trabalhador da Construção Civil comemora seu dia com festa

17 de outubro de 2017

Festa Construção 2017 33

Boa música e muitos prêmios para a categoria. Assim, o Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil do Município do Rio de Janeiro (Sintraconst-Rio) comemorou o Dia do Trabalhador da Construção Civil, com festa que durou toda esta segunda-feira, 16 de outubro, feriado da categoria.

A comemoração lotou a quadra da Unidos da Tijuca, no Centro do Rio. O Sintraconst-Rio ofereceu churrasco completo para os sindicalizados e seus dependentes. Shows da bateria da Unidos da Tijuca e das bandas Vibe Positiva e Forró Miau animaram a festa.

“O desemprego no setor está muito grande ainda. Mas a gente fez questão de seguir com a festa do trabalhador. Fomos atrás e conseguimos realizar o evento”, afirmou o presidente do Sintraconst-Rio, Carlos Antônio de Souza, vice-presidente da Força RJ.

Festa Construção 2017 2

Além da diretoria do Sintraconst-Rio, participaram do evento o presidente da Força RJ, Carlos Fidalgo, o secretário geral Isaac Wallace, também presidente da Federação dos Trabalhadores do Ramo Químico do RJ (Ferquimfar), o vice-presidente Marco Antônio Lagos de Vasconcellos, o Marquinho da Força, o presidente da Federação dos Propagandistas (Feprop), Alexsandro Diniz, e representantes dos Sindicatos da Saúde e dos Produtores Rurais de Duque de Caxias, entre outros.

Foram sorteados mais de 40 prêmios, como motocicletas, micro-ondas, TVs, bicicletas, além de outros eletrodomésticos, e bolsas de 100% em cursos de qualificação na área da construção civil. Vários serviços foram oferecidos na ocasião através de parcerias, como corte de cabelo, massoterapia e informações sobre cursos de nível superior e formação profissional, entre outros. E o Bingo Deptaconst, em apoio aos projetos de cultura e lazer dos aposentados da construção civil, também contou com a adesão dos trabalhadores e seus familiares.

Festa Construção 2017 1

A festa foi também um grande ato em defesa dos direitos dos trabalhadores, contra o desmonte da CLT e da Previdência Social. As lideranças sindicais pactuaram com os presentes o compromisso de eleger deputados comprometidos com a pauta trabalhista. O presidente Carlos Fidalgo destacou que a Força Sindical RJ lançará candidatos a deputado estadual e federal, por acreditar ser fundamental aumentar a base de apoio aos interesses dos trabalhadores no Legislativo.

“Nós trabalhadores precisamos seguir unidos nesses momentos. Neste ano as negociações com os empresários para o reajuste salarial foram muito difíceis. O cenário é de pouco investimento, sem perspectivas, mas com muita luta conseguimos manter nossas conquistas”, lembrou Carlos Antônio.

Já Carlos Fidalgo alertou que a Reforma Trabalhista quer retirar direitos e garantias ao trabalhador, como a obrigação da homologação das rescisões trabalhistas nos sindicatos, o que vai deixar os empregados sem proteção. “Querem acabar com a classe trabalhadora com esses ataques. Mas vamos seguir na luta, firmes”, completou.

“A sindicalização é o que fortalece você trabalhador no seu local de trabalho”, destacou Marquinho da Força. E Isaac Wallace completou: “Com a Reforma Trabalhista, a sindicalização é ainda mais importante”.

Fotos: Divulgação Força RJ e Sintraconst-Rio

• Alexsandro Diniz