Tintas Águia têm bens penhorados em ação conjunta da Justiça do Trabalho e Sindicato

24 de janeiro de 2017

Penhora Tintas Águia 1

Uma operação realizada pela Justiça do Trabalho em conjunto com o Sindicato dos Químicos de Nova Iguaçu (SindiQuímica-NI) na última sexta-feira (20) permitiu a penhora de bens da empresa Tintas Águia. A juíza Elizangela Figueiredo da Silva, da 1ª Vara do Trabalho de Queimados, deferiu o requerimento feito pelo Departamento Jurídico do SindiQuímica-NI e foi possível identificar mercadorias retiradas da fábrica, em Queimados, e que permaneciam guardadas em um galpão, em Nova Iguaçu.

“Toda a operação foi feita na presença de um oficial de Justiça, que tinha em mãos um mandado de verificação e arresto”, informou o presidente Sandoval Marques.

Penhora Tintas Águia 2

Em janeiro de 2016 o Sindicato precisou intervir, porque os trabalhadores acumulavam cinco cestas básicas atrasadas, bem como o salário. Em negociação com a empresa, a Tintas Águia se comprometeu a pagar a quinzena atrasada e, em nova reunião com o SindiQuímica-NI, acordar uma forma de regularizar a entrega das cestas. Mas, passados seis meses, a situação não foi normalizada. Segundo Sandoval Marques, os funcionários chegaram a fazer paralisação de advertência em junho do ano passado e, como nada mudou, o Sindicato entrou na Justiça.

“A empresa disse, à época, que passava por problemas financeiros, mas faltou transparência no trato com o trabalhador. Em novembro, nossa diretoria foi até a fábrica para conversar com os funcionários e encontramos a empresa fechada por falta de energia, sem que os empregados tivessem recebido qualquer comunicado ou um esclarecimento. É descaso atrás de descaso. Mas permanecemos atentos e tomando as medidas cabíveis para assegurar os direitos dos trabalhadores”, ressaltou Sandoval.

Fonte: Assessoria de Imprensa SindiQuímica-NI

Fotos: Divulgação SindiQuímica-NI