Técnicos de saúde e segurança do trabalho da Região Sudeste promovem fórum de debates na Força RJ

Voltar

9 de março de 2016

O presidente da Fenatest, Armando Henrique, abre o evento

O presidente da Fenatest, Armando Henrique, abriu o evento

O auditório da Força RJ recebeu na última quinta-feira (3) o 1º Fórum Interestadual de Segurança e Saúde no Trabalho da Fenatest (Federação Nacional dos Técnicos de Segurança do Trabalho) para a Região Sudeste. O encontro foi o primeiro de uma série de fóruns regionais que a Fenatest  pretende realizar em todo o país ao longo de 2016.

O presidente da Força RJ, Carlos Fidalgo, recebeu o presidente da Federação Nacional, Armando Henrique, o presidente do Sindicato dos Técnicos e Segurança no Trabalho de Minas Gerais, Claudio Kcau, o vice-presidente do Sindicato de São Paulo, Fernando Vicente, o secretário geral do Sindicato anfitrião, o do Rio de Janeiro, Benílton Santiago, e o representante do Sindicato do Espírito Santo, Elizeu Lucas, ainda durante a manhã. Já à tarde, durante o 1º Fórum Interestadual da Fenatest, o secretário de Imprensa e Comunicação, Marcelo Peres, representou Carlos Fidalgo, que tinha compromisso externo agendado.

Fenatest 1

DSC_1106Foi Marcelo Peres que recebeu das mãos do presidente da Fenatest, Armando Henrique, homenagem póstuma feita pela Federação, em nome da categoria em todo o país, ao sindicalista Francisco Dal Prá, falecido recentemente. Segundo Armando, ao saber que a entidade planejava realizar encontros regionais para discutir demandas locais, trocar experiências e possibilitar o trabalho em rede, Dal Prá fez questão que o primeiro fórum fosse no Rio de Janeiro e na sede da Força Sindical no estado. Visivelmente emocionado, Benílton Santiago disse que perdeu um amigo, enquanto Marcelo Peres agradeceu a homenagem em nome da Força RJ. “Dal Prá nos deixou um legado de ética, espírito de luta e seriedade. Fez da sede da Força no Rio de Janeiro a casa do trabalhador e vamos, com nosso trabalho diário, honrar seus compromissos”, afirmou.

DSC_1116Outro homenageado foi o técnico em segurança do trabalho Orlandino dos Santos, com 40 anos de profissão, que criou, através de um projeto piloto em Duque de Caxias, o programa Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) na Escola, que virou lei federal, a de nº 2.645/2012. “Toda escola tem que ter Cipa. Um dia, ouvi dizer que o índice de acidentes de trabalho só ia diminuir quando começássemos a ensinar a prevenção nas escolas. Então, buscamos levar esse conhecimento para nossas escolas. O cipeiro está no dia a dia. O que o técnico não vê, o cipeiro vê”, ressaltou Orlandino, que recebeu a homenagem das mãos do presidente do Sindicato no Rio de Janeiro, Miguel dos Santos.

A psicóloga e representante do Conselho Estadual de Saúde, Étila Elane Ramos, frisou que a Saúde do Trabalhador é algo esquecido, o que favorece o processo de adoecimento nos locais de trabalho. “E a nossa participação se faz primordial, através da prevenção. Não é só decorar as normas técnicas e fazer com que sejam cumpridas. É desenvolvermos um olhar crítico e preventivo”, sugeriu.

DSC_1125

Ainda na mesa de abertura, o vice-presidente da Fenatest, Cosmo Palácio, disse que todos ali estavam vivendo um momento histórico, de construção de parcerias e trabalho conjunto. “A NR 4, além da prevenção, fala em promoção. Precisamos preparar as pessoas e, em momento de crise, precisamos também redobrar a atenção”, recomendou.

O líder sindical Claúdio Kcau (MG) lembrou que os quatro estados ali representados somavam mais de 200 mil técnicos, o que representava 80% do cenário nacional, mas, infelizmente, só ¼ desse total estava empregado. “Precisamos promover mais encontros como este, conhecer e difundir experiências bem sucedidas, como a Semana de Prevenção de Acidentes de Trabalho, criada através de lei municipal em Muriaé, através da iniciativa de um trabalhador”, exemplificou.

DSC_1129

Já o presidente do Sindicato do Rio de Janeiro, Miguel dos Santos, disse estar muito satisfeito em ver o movimento de unidade nascer no seu estado. “Vejo os Sindicatos se aproximando. Vamos nos ajudar e ficar mais fortes. E o que mais me empolga é que todos vão sair daqui e ser multiplicadores desse aprendizado em suas localidades”, salientou Miguel.

Iniciando o ciclo de palestras, Cosmo Palácio, falou sobre Formação e Capacitação Profissional dos Técnicos de Segurança. “Os canteiros de obras precisam ter técnicos de saúde e segurança do trabalho. Precisamos fazer a Justiça ser cumprida e, para isso, precisamos melhorar nossa formação profissional”, analisou. Outros temas debatidos foram Segurança e Saúde do Trabalho em tempo de Crise, Qualidade e Quantidade dos Cursos de capacitação em SST, Os Objetivos da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho, Fortalecimento da Representação Profissional dos TSTs, Ações Integradas de SST entre os estados da Região Sudeste e Relação do Técnico de Segurança do Trabalho com a Cipa.

O evento teve o apoio da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e outras centrais sindicais.

 

Por Rose Maria, Assessoria de Imprensa.

Fotos: Rose Maria

 

 Marcelo Peres
Secretaria de Imprensa e Comunicação
Força Sindical do Estado do RJ

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar