Sugestão de Dal Prá contribuiu para negociações do Piso Regional

31 de março de 2014

Sugestão de Dal Prá contribuiu para negociações do Piso RegionalDia 25 de fevereiro, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou o projeto de lei que instituiu o novo piso salarial regional das categorias profissionais do estado do Rio. O reajuste proposto pelo governo era de 8%, mas um acordo em plenário, feito entre os deputados, acabou concedendo, através da aprovação de um destaque, um aumento de 9%. O projeto de lei,  sancionado pelo governador no início de março, escalonou o reajuste em nove faixas profissionais. Das 75 emendas apresentadas, 12 foram aprovadas.

Em debate na TV Alerj, o presidente da Comissão do Trabalho do Legislativo fluminense, deputado estadual Paulo Ramos (PSol) e o presidente do Conselho Estadual de Trabalho, Emprego e Geração de Renda do estado (Ceterj), Marco Antônio Lagos de Vasconcellos, o Marquinho da Força, analisaram todo o processo que culminou com a concessão de 9% de reajuste. Naquela ocasião, Marquinho da Força admitiu que o presidente da Força Sindical RJ, Francisco Dal Prá, deu contribuição importantíssima às negociações, ao levantar o índice de reajuste da cesta básica como balisador para a tentativa de um consenso dentro do Ceterj entre a bancada dos trabalhadores e dos empresários. A cesta básica, nesse período, teve reajuste bem maior do que a inflação. “Alimento é a base de tudo”, ponderou Marquinho da Força, na ocasião.

Assista à íntegra do debate na TV Alerj:  https://www.youtube.com/watch?v=jEYnI4j_Mvk

Fonte: Assessoria de Imprensa Força Sindical RJ e TV ALERJ