Sintraconst-Rio vai avaliar refeitórios e cozinhas de canteiros de obras no Rio

9 de dezembro de 2013

Sintraconst-Rio vai avaliar refeitórios e cozinhas de canteiros de obras no RioO Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil do Rio de Janeiro (Sintraconst-Rio), junto ao Sindicato das Indústrias da Construção Civil RJ (Sinduscon) e Serviço Social da Indústria da Construção do Rio de Janeiro (Seconci), programa para janeiro avaliações de refeitórios e cozinhas de canteiro de obras, como prevê o parágrafo 8º da cláusula 11ª da Convenção Coletiva de Trabalho. O objetivo é dar um selo de qualidade às cozinhas e refeitórios que estiverem dentro das normas estabelecidas pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), pela NR-18 e pelo Programa de Alimentação do Trabalhador.

Nos últimos meses, a nutricionista do Sintraconst-Rio, Aline Moraes, vem se reunindo com representantes do sindicato patronal para definir cem itens que devem ser avaliados nas obras. “Questões como higiene e qualidade das refeições fazem parte da lista”, destaca a nutricionista.

A ideia do Sindicato é conceder um selo ouro, prata ou bronze para as cozinhas, conforme a pontuação atingida na avaliação. Mas os representantes dos empresários querem um selo único. Esse ponto ainda está em discussão na comissão.

Independentemente dessa ação conjunta, o Sindicato dos Trabalhadores fiscaliza diariamente cozinhas e refeitórios de canteiros no Rio de Janeiro, com equipe especializada, observando normas de higiene e qualidade da comida. “Temos muito cuidado com as refeições dos trabalhadores. É inadmissível uma empresa ignorar essas regras, economizar em pontos fundamentais para a saúde do empregado”, afirmou o presidente do Sintraconst-Rio, Carlos Antonio Figueiredo de Souza.

Fonte: Assessoria da SINTRACONST-RIO