Sintraconst-Rio paralisa obras em canteiro quarteirizado

25 de agosto de 2016

Santa Isabel greve

O Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil do Rio de Janeiro (Sintraconst-Rio) fez manifestação contra um caso grave de quarteirização no canteiro de obra da Construtora Santa Isabel, empreendimento Barra Bonita Shopping, no Recreio dos Bandeirantes, zona oeste do Rio. A paralisação, com mais de 20 operários, aconteceu na manhã de quarta-feira (24 de agosto).

Nesse canteiro, a Construtora Santa Isabel contratou a empresa terceirizada Engenharia de Instalações Selten Ltda. Esta, por sua vez, subcontratou três outras empresas: Fec Instalação, Simac e CFI Montagem Industrial e Elétrica. Um caso clássico de quarteirização, que é a terceirização da terceirização.

Essas três empresas deixam de pagar o adiantamento salarial e o cartão assiduidade, conforme estipula a convenção coletiva de trabalho. Empregados também reclamaram que o FGTS não está sendo depositado. “É uma falta de respeito, passam por cima dos nossos direitos”, reclamou um deles a equipes de fiscalização do Sintraconst-Rio.

A subcontratada CFI agrava ainda mais o problema de seus empregados, já que não paga o salário até o quinto dia útil do mês, e sim na segunda quinzena. O Sindicato dos Trabalhadores lembra que, em casos assim, de precarização, a responsabilidade é da empresa principal.

A obra do Barra Bonita Shopping tem cerca de 260 trabalhadores no total.

O Sintraconst-Rio informou que equipes do Departamento de Segurança do Trabalho vão voltar nesta sexta-feira (26 de agosto) ao canteiro para verificar se as pendências foram resolvidas.

Por Rose Maria, Assessoria de Imprensa, em 25 de agosto de 2016

Fonte: Assessoria de Imprensa Sintraconst-Rio