28 de fevereiro de 2014

Sintraconst-Rio garante adicional de periculosidade e mais segurança no trabalho em canteiro na Zona Oeste do RioDepois de promover paralisação no canteiro de obras de ampliação de uma subestação de energia, em Santa Cruz, Zona Oeste do Rio, o Sindicato da Construção Civil do Município do Rio de Janeiro (Sintraconst-Rio) conseguiu fazer com que a empresa Santa Rita Comércio e Instalações Ltda. garantisse o pagamento do adicional de periculosidade a mais de 200 trabalhadores. O protesto aconteceu dia 19 de fevereiro, um dia depois de um eletricista de 36 anos, da empresa terceirizada Átomo Serviços de Instalações Ltda., passar mal no local e acabar morrendo no Hospital Municipal Pedro II, que também fica em Santa Cruz. Colegas de trabalho disseram que a empresa levou de 20 a 30 minutos para providenciar um transporte que o levasse até o hospital. A obra da Santa Rita fica distante da zona urbana do Rio. O acesso ao local só é possível com transporte próprio. O Sindicato organizou, ainda, um ato ecumênico em memória ao trabalhador morto naquela ocasião.

Em reunião de negociação dia 25 de fevereiro, o Sintraconst-Rio não só garantiu o adicional de periculosidade de 30% sobre os salários, mas fez com que a empresa se comprometesse a instalar, em 15 dias, um ambulatório com técnico de enfermagem fixo no canteiro de obras da subestação. O serviço é obrigatório em qualquer obra com mais de 50 empregados. Outros compromissos assumidos foram a apresentação, em um mês, do LTCAT (Laudo Técnico de Condições Ambientais de Trabalho), documento técnico que registra as condições do ambiente de trabalho, e a regularização do pagamento de horas extras. A empresa também vai apresentar um programa de Participação nos Lucros e Resultados (PLR), em duas semanas, para homologá-lo no Sindicato.

“Essas conquistas só foram possíveis depois da mobilização, como a paralisação de advertência organizada pelo Sintraconst-Rio”, assinalou Rafael Araújo, técnico de Segurança do Trabalho da entidade representativa dos trabalhadores. Participaram da ação as equipes 1, 4, 8 e 10 do Sindicato, e o supervisor do Departamento de Segurança do Trabalho, José de Almeida.

Ato ecumênico em homenagem ao eletricista morto no canteiro de obras da subestação de energia

Fonte: Assessoria de Imprensa Força Sindical RJ e Sintraconst-Rio