Sintraconst-Rio entrega Selo Ouro de Alimentação a Even Construtora e JR Rio

24 de outubro de 2017

Selo Ouro Construção

O Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil do Município do Rio (Sintraconst-Rio) vem concedendo o Selo Ouro de Qualidade da Alimentação a cantinas e cozinhas dos canteiros de obras que atendem às boas práticas de manipulação de alimentos estabelecidas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). São regras de higiene no preparo, armazenamento e distribuição dos alimentos.

As empresas Even Construtora (empreendimento Up Norte) e JR Rio Alimentos receberam o Selo Ouro em outubro. Uma nutricionista supervisiona toda a produção e orienta os funcionários. Além disso, também elabora o cardápio conforme os critérios do PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador), o que promove uma alimentação balanceada nutricionalmente e de boa qualidade. O PAT foi instituído pela Lei 6.321/76 e regulamentado pelo Decreto 05/1991, com o objetivo de melhorar as condições nutricionais e de qualidade de vida dos trabalhadores, a redução de acidentes e o aumento da produtividade. Também o respeito ao que estabelece a NR 18 (Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção) quanto às refeições é critério para premiação.

O prêmio foi entregue no canteiro de obras pela equipe de Nutrição e pelo Departamento de Segurança do Trabalho do Sintraconst-Rio. “Uma satisfação muito grande. Queria dizer que vale a pena realmente todo esforço que a nossa equipe tem”, disse o proprietário da empresa JR Rio, Jonas Ramos.

O Sintraconst-Rio criou o selo em 2012. De lá para cá, mais de 10 empresas já receberam o Selo Ouro. Há também o Prata e o Bronze, de acordo com o grau de qualidade da alimentação fornecida aos trabalhadores. A fiscalização das cozinhas é garantida na convenção coletiva e muitas empresas não recebem prêmio algum, mas recomendações e reivindicações que, se seguidas, podem se converter em prêmios de reconhecimento do Sindicato pela melhoria nas condições de trabalho, no tocante à alimentação.

“Uma empresa que ganhou o Selo Bronze, por exemplo, pode se aprimorar e chegar ao Selo Prata ou Ouro, porque as cozinhas são revisitadas. Nosso objetivo é estimular as empresas a respeitarem, cada vez mais, o direito do trabalhador”, concluiu Carlos Antônio de Souza, presidente do Sintraconst-Rio.

Com Departamento de Comunicação Sintraconst-Rio

Foto: Divulgação Sintraconst-Rio