Sintraconst-Rio conquista um dos maiores índices de reajuste na atual conjuntura do país

28 de junho de 2017

Carlos Construção Civil

Mesmo diante da mais grave crise econômica, o Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil do Município do Rio (Sintraconst-Rio) garantiu a manutenção das conquistas dos trabalhadores da construção civil da capital do estado. O presidente do Sindicato, Carlos Antônio de Souza, vice presidente da Força RJ, reforçou diante dos empresários, na mesa de negociação, o lema “Nenhum Direito a Menos!”.

Os reajustes salariais chegam até 15,8%, que é o caso da função de marceneiro. Já os pisos salariais da categoria foram reajustados em 4,5%, índice que garante aumento salarial maior do que inflação regional na data-base.

Além da garantia de aumento salarial, foram mantidos todos os benefícios, como cartão assiduidade e o desconto máximo de 1% no vale-transporte e no vale-refeição/alimentação.

É importante lembrar que o reajuste salarial é retroativo ao mês de março. Essa diferença será paga pelas empresas.

Três novas funções foram incluídas na tabela de pisos salariais: marceneiro (Grupo 1), operador de máquina aplainadora (Grupo 2) e calafetador.

Manutenção das conquistas

R$ 240,00 é o valor do cartão assiduidade (cartão alimentação) pago aos trabalhadores da construção civil do Rio.

R$ 25,00 é o valor mínimo do vale-refeição por dia. O desconto no contracheque não pode passar de 1%.

R$ 550,00 é o valor do vale-alimentação mensal. O desconto no contracheque deve ser no máximo de 1%.

1% é o desconto máximo do vale-transporte no contracheque. O Sindicato conseguiu manter esse benefício.

Seguro de vida: o benefício de R$ 26 mil destinado à família do trabalhador em caso de morte do trabalhador, cônjuge ou filho segue na convenção.

Nenhum direito a menos

Para o presidente Carlos Antônio de Souza, neste momento em que o país tem mais de 14 milhões de desempregados, o Sindicato novamente consegue, com as negociações salariais, conquistar importante vitória. “Não podemos desanimar diante das adversidades. Vamos manter a nossa união. Não basta só a diretoria e o presidente do Sintraconst-Rio estarem atuantes. É preciso a participação ativa da categoria nas mobilizações e ações nos canteiros e fora dos canteiros para fortalecer nosso Sindicato. Não seja omisso diante das irregularidades em sua frente de trabalho. Ligue para nosso Sindicato e denuncie abusos”, afirmou Carlos Antônio.

O presidente do Sintraconst-Rio pediu, ainda, que toda a categoria se empenhe numa luta maior, que é a defesa dos direitos trabalhistas e previdenciários. “Estão tentando nos tirar junto ao Congresso Nacional, neste momento tão delicado, direitos históricos. Por isso, estaremos panfletando dia 29, junto aos companheiros da Força Sindical, para esclarecer a população sobre esses riscos para a dignidade e qualidade de vida do trabalhador. E dia 30 de junho estaremos nas ruas, lutando pela manutenção desses direitos. Pra cima deles!”, concluiu Carlos Antônio.

Fonte: Assessoria de Imprensa Sintraconst-Rio

Foto: Divulgação Sintraconst-Rio