Sindnapi-RJ denuncia aumento no pedido de aposentadorias temendo reformas na Previdência

22 de setembro de 2016

sindnapi-globo

Em matéria exibida na edição da última terça-feira (20) do Jornal Nacional, da Rede Globo, o Sindicato Nacional dos Aposentados do Rio de Janeiro (Sindnapi-RJ) denunciou a demora no agendamento para dar entrada na aposentadoria. Enquanto o INSS diz que a fila de espera ainda é reflexo do longo período de greves, a coordenadora do Departamento Jurídico do Sindicato, Tônia Galleti, fala sobre o grande número de pessoas que estão “correndo para se aposentar”.

A matéria exibida no JN demonstra que os pedidos crescem e agendar uma data para dar entrada no benefício pode levar até três meses. Em seu depoimento, Tônia Galleti informa que dobrou o número de pessoas que trazem para o Sindnapi-RJ os documentos para análise, querendo saber se elas têm ou não direito à aposentadoria.

Também o Jornal da Band, da Rede Bandeirantes, exibiu reportagem na quarta-feira (21) sobre a corrida às agências, buscando a aposentadoria. Segundo o noticiário, a previsão de mudanças nas regras fez crescer os pedidos de aposentadoria no Brasil. Entre janeiro e agosto de 2016, o aumento foi de 8%, comparando com igual período em 2015. E alertou que antecipar a aposentadoria pode trazer prejuízos ao trabalhador, por causa do fator previdenciário.

Veja as duas reportagens:

Jornal Nacional, Rede Globo: https://goo.gl/P97xnd

Jornal da Band, Rede Bandeirantes: https://goo.gl/iXmDsa