Sindicatos e entidades participam de atos de protesto na Alerj e Copacabana contra a privatização da Cedae

19 de janeiro de 2017

Reunião Cedae janeiro 2017

Em reunião ontem (18) na sede da Associação dos Empregados de Nível Universitário da CEDAE (Aseac), no Centro do Rio, sindicatos e entidades que representam os trabalhadores da Companhia Estadual de Águas e Esgotos definiram estratégias conjuntas de luta contra a privatização da estatal. Participaram do encontro o Sindicato de Saneamento de Niterói (Stipdaenit) e a Frente Sindical Trabalhista (FST), entre outros.

A reunião aprovou a participação em atos de protesto em frente à Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), dia 2 de fevereiro, com concentração a partir de 12h, e na manifestação na Praia de Copacabana no domingo (5), na altura do Posto 5, com concentração a partir de 10h. O ato em frente à Alerj será em parceria com o Movimento Unificado dos Servidores Públicos Estaduais (Muspe).

Segundo Marcelo Peres, coordenador da FST e secretário de Imprensa e Comunicação da Força RJ, os dirigentes sindicais não vão esperar até a realização das manifestações para pressionar parlamentares a votar contra a federalização da Cedae e, consequentemente, sua concessão à iniciativa privada. “Deliberamos comissões para estarem diariamente na Alerj, desde já, compostas por representantes de diferentes sindicatos e associações, para falar com os deputados sobre essa questão. E cada base vai procurar o deputado de sua área de influência para convencê-lo a votar contra a privatização”, informou Marcelo Peres.

Uma outra reunião aconteceu na sede do Stipdaenit (foto), em Niterói, apenas com representantes da FST, do Sindicato e Força RJ, para definir ações dessas entidades na mobilização conjunta que se inicia pelo voto  “Não” dos deputados estaduais  ao projeto que em breve será encaminhando pelo  Poder Executivo à Alerj, pedindo autorização para a concessão da Cedae ao governo federal, que pretende privatizar a empresa.

“A participação da categoria nas ruas será fundamental. Por isso, os sindicatos convocam todos os trabalhadores para participarem dos atos do dia 2, em frente à Alerj, e no dia 5, no “Fora Temer”, em Copacabana. O ato na Alerj ocorre no mesmo dia da eleição para presidente da Casa e terá a participação de todas as categorias de servidores públicos. Precisamos garantir votos na Alerj, pois as medidas acordadas entre os governos estadual e federal terão que ser votadas na Casa. E vamos atuar também juridicamente para barrar a entrega da Cedae para o governo federal”, afirmou o presidente do Stipdaenit, Sérgio Araújo.

O sindicalista disse ainda que informações vindas do Palácio Guanabara apontam que o governo federal abre mão de outras contrapartidas para tirar o governo estadual do Rio de Janeiro do atoleiro, exceto a Cedae. “Essa obsessão pela empresa evidência a gravidade da situação. Só a participação do trabalhador poderá derrubar o plano de privatização.  É hora de arregaçarmos as mangas e lutarmos!”, completou Sérgio Araújo.

Foto: Divulgação Força RJ

Secretário de Imprensa e Comunicação Força RJ