Sindicatos de Campos e Niterói suspendem na Justiça leilão da Cedae

Voltar

27 de outubro de 2017

CedaeO juiz federal José Carlos da Silva Garcia, da 3ª Vara Federal de Niterói, concedeu liminar, nesta sexta-feira (27), determinando a suspensão do pregão para a contratação do empréstimo de R$ 2,9 bilhões que terá como garantia as ações da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae). O despacho do magistrado diz respeito a uma ação civil pública por parte dos sindicatos de trabalhadores em Saneamento de Campos (Staecnon) e Niterói (Stipdaenit), movida em parceria com a Associação dos Empregados de Nível Universitário da Cedae (Aseac), em Brasília.

No pedido feito pelos trabalhadores, consta a requisição para que o Rio de Janeiro e a União entreguem os documentos que tratam da avaliação dos ativos da Cedae. A justificativa é que a avaliação feita pelo governo federal, de R$ 5,8 bilhões, não condiz com o real valor da companhia.

O juiz federal José Carlos da Silva Garcia, ao conceder a liminar, destacou:

“(…) Nem a situação crítica do Estado, nem os esforços conjuntos do Estado com a União, podem pôr de lado as balizas constitucionais e legais que organizam e comandam a ação do Estado Brasileiro através de todos os seus entes federativos, sob pena de vulneração do próprio regime constitucional em vigor. Isso não seria admissível.”

E prossegue:

 “Dada a sensibilidade da área de saneamento, a dimensão da crise do Estado do Rio de Janeiro e o grau de ansiedade e perplexidade dos cidadãos deste Estado, é razoável que haja legítimo interesse da população, independente de suas posições sobre o mérito político-administrativo da alienação em si mesma, em ter pleno conhecimento da avaliação do relevante patrimônio público que se pretende vender neste momento.”

Esta não é a primeira vez que a Justiça suspende o leilão da Cedae. Desde o início do processo de tentativa de privatização, os servidores vinculados à companhia já ingressaram com mais de 10 ações na Justiça, em diferentes esferas.

 

 

Por Rose Maria, Assessoria de Imprensa

Fonte: Aseac e Jornal Extra

Foto: Divulgação

 

 

  • Alexsandro Diniz
  • Secretário de Imprensa e Comunicação Força RJ
  • (21) 9 7188-8140
FacebookTwitterGoogle+Compartilhar