Sindicato promove Pré-Conferência do setor rural em Duque de Caxias

31 de outubro de 2017

Pre Conf Rural 2

O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Duque de Caxias, com apoio da Força Sindical RJ, promoveu Oficina Pré-Conferência Municipal de Política Agrícola e Desenvolvimento Rural do município, em Capivari. O encontro fez parte do calendário das discussões preparatórias para a 5ª Conferência Municipal de Política Agrícola e Desenvolvimento Rural de Duque de Caxias, programada para dezembro deste ano. As propostas podem ser incluídas no 1º Plano Municipal de Política Agrícola e Desenvolvimento Rural da cidade.

A etapa preparatória aconteceu em 24 de outubro e reuniu representantes das quatro associações de agricultores de Duque de Caxias, ligadas a quilombos, missionários de igrejas católicas e evangélicas, assentamentos e produtores de regiões ribeirinhas, bem como do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), do Departamento Geral de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Duque de Caxias  (Desans), entre outros.

Pre Conf Rural 1

Segundo o presidente do Sindicato, Carlos Alberto Vieira de Lima, o Beto Amapá, o debate avaliou os desafios e perspectivas da agricultura familiar na região. Entre as propostas aprovadas estão construir um mapa da área rural, incluindo estradas vicinais; controlar a venda irregular de propriedades rurais e identificar estradas e trechos que necessitem de manutenção e solicitar aos setores responsáveis sua recuperação, para melhor escoamento da produção.

Beto Amapá informou, ainda, que no próximo dia 1º de novembro diretores do Sindicato participam de capacitação da APA (Área de Proteção Ambiental) do Alto Iguaçu para o Cadastro Ambiental Rural (CAR). A qualificação, promovida pela Secretaria Estadual do Ambiente e INEA (Instituto Estadual do Ambiente), acontecerá no Inmetro, em Xerém. “Estamos na luta em defesa da agricultura familiar e para melhorar a produção rural de nossa cidade”, afirmou o líder sindical.

Foto: Divulgação Força RJ

• Alexsandro Diniz