Sindicato paralisa Michelan dia 10 de abril

Voltar

9 de abril de 2014

michelin1O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Artefatos de Borracha e Afins (Stiaberj) anunciou paralisação na fábrica da Michelan, em Campo Grande, zona oeste do Rio de Janeiro, em 10 de abril, a partir das 14h. Segundo o presidente André Luiz Rocha, os trabalhadores cruzarão os braços em protesto pela decisão da empresa de convocar votação interna, para 14h do dia 10, sem a presença do Sindicato, de forma a tentar homologar a proposta patronal para o abono de revezamento ininterrupto, que já foi rechaçada pela classe trabalhadora em assembleia, no final do ano passado. Os trabalhadores pedem R$ 8.500 de indenização e a empresa, que oferece desde o início R$ 4 mil, não abriu negociação desde então.

“Eu considero o que está acontecendo surreal. Afinal, vivemos numa democracia e a decisão de uma assembleia legítima é soberana e deve ser respeitada. Se os trabalhadores, reunidos em assembleia, recusaram, lá atrás, a proposta dos patrões, como a direção da empresa agora quer atropelar todo esse processo e fazer votação interna, passando por cima da decisão da assembleia? Isso não existe. Nosso Sindicato merece respeito e o trabalhador também”, desabafou André Luiz, que conta com apoio da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Ramo Químico do Rio de Janeiro.

O presidente do Stiaberj informou que ao invés de abrir negociação com o Sindicato dos Trabalhadores, a Michelan preferiu entrar na Justiça. O processo ainda corre na Justiça do Trabalho. “Enquanto se nega a negociar com a entidade representativa dos trabalhadores, a empresa não avança nas condições de trabalho, no prêmio por produtividade, no abono de revezamento e em nenhum outro ponto da Pauta de Reivindicações. “Já pensou se vira moda? Estou no meio de uma negociação de data-base e uma empresa resolve eleger uma comissão de funcionários e rasgar todo um processo de luta e mobilização. Não vamos admitir essa postura autoritária e arbitrária”,  ressaltou André Luiz Rocha.

Fonte: Assessoria de Imprensa Força Sindical RJ

Marcelo Peres
Secretaria de Imprensa e Comunicação

Força Sindical do Estado do RJ

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar