Sintraconst-Rio já orientou mais de cinco mil trabalhadores levando teatro aos canteiros de obra

Voltar

13 de novembro de 2014

teatro

O Projeto Artístico do Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil, Montagem Industrial e Reformas do Município do Rio (Sintraconst-Rio) já atingiu mais de 5 mil trabalhadores da construção civil da cidade. As equipes dos departamentos de Segurança do Trabalho, de Saúde e Feminino fazem esquetes (pequenas peças teatrais) dentro dos canteiros, levando, com muito bom humor, orientações quanto à saúde dos operários, segurança no canteiro, alertas sobre doenças sexualmente transmissíveis e sobre o uso de álcool e drogas.

O projeto itinerante foi criado no ano passado e já visitou 26 canteiros. “A gente tem recebido respostas positivas sobre as encenações que fazemos. Muitos trabalhadores nos procuram, dizendo que já passaram ou passam por problemas sobre os quais tratamos”, destaca o líder da Equipe 5 do Departamento de Segurança do Trabalho, Alfredo Laeber.

Nos esquetes, Alfredo faz o papel de um operário que chega embriagado para o trabalho. “As peças de teatro que fazemos tratam de situações que ouvimos nas conversas com os trabalhadores, nas visitas às obras”, explica ele.

A última parada do Projeto Artístico Sintraconst-Rio foi dia 23 de outubro, em uma obra da SIG Engenharia para construção de um hotel, na Barra da Tijuca. O efetivo é de 272 trabalhadores. “Apresentamos aos operários temas importantes, mas com diversão e de forma descontraída, o que garante a atenção”, conta o técnico em Segurança do Trabalho da Equipe 3, Bruno Gabrig.

As construtoras que estiverem interessadas em levar o Projeto Artístico Sintraconst-Rio para seu canteiro devem entrar em contato com o Departamento de Segurança do Trabalho (21-2196-1607) ou procurar a equipe do Sindicato diretamente na obra.

Participam também do Projeto Artístico Sintraconst-Rio o supervisor do Departamento de Segurança, José Almeida; o técnico em Enfermagem Waldimir Silva; a coordenadora do Departamento Feminino, Márcia Cristina Silva, e a líder da Equipe 11, Andréia Carneiro.

artistico-sig2

Por Rose Maria. Fonte: Assessoria de Comunicação Sintraconst-Rio.

Marcelo Peres
Secretaria de Imprensa e Comunicação
Força Sindical do Estado do RJ

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar