Sindicato entrega DAPs a trabalhadores sem terra

5 de setembro de 2017

DAPs Piranema 2

O Sindicato dos Produtores Rurais de Duque de Caxias promoveu ontem (4) a entrega do DAP (Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), documento de identificação da agricultura familiar, a trabalhadores sem terra que há mais de 10 anos produzem frutas, hortaliças e legumes sem agrotóxicos no Assentamento Terra Prometida. O assentamento, entre Capivari, Duque de Caxias, e Tinguá, Nova Iguaçu, reúne cerca de 50 agricultores.

Participaram do encontro a coordenadora de Agricultura da Prefeitura de Duque de Caxias, RenatDAP Piranemaa Briata, a delegada federal da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) no Rio de Janeiro, Danielle Barros, acompanhada da delegada substituta Alice de Melo, além de representantes do Incra, IBGE, lideranças sindicais e da Associação dos Assentamentos de Piranema.

O objetivo da ação, que aconteceu na sede da Associação dos Assentamentos de Piranema, foi viabilizar a inclusão social e econômica das famílias residentes naquela localidade, através do acesso ao documento (DAP), que funciona como instrumento de identificação do agricultor familiar, possibilitando a obtenção de financiamento junto ao Pronaf para o desenvolvimento de empreendimentos produtivos que gerem renda e segurança alimentar.

Segundo o presidente em exercício do Sindicato dos Produtores Rurais de Duque de Caxias, Beto Amapá, nesta etapa foram entregues parte dos DAPs e, num próximo encontro, em data a ser agendada, serão concedidos novos documentos aos demais produtores. “Isso vai ajudar esses agricultores a crescer e a ter mais dignidade. É a garantia de melhor qualidade de vida para o trabalhador e sua família”, completou.

Beto Amapá afirmou, ainda, que a função do Sindicato é justamente abrir portas para o produtor rural. “Esses trabalhadores viviam assentados ali há muitos anos e não tinham sua situação regularizada. O DAP é importante não só para dar acesso ao crédito, mas também à aposentadoria e benefícios da seguridade social. Quem vive sem identidade hoje?”, ressaltou Beto Amapá.

A produção dos agricultores familiares de Duque de Caxias, que comercializam produtos orgânicos, está disponível na feira da agricultura familiar, às terças e sextas, na Praça Roberto Silveira, Centro de Caxias, e no Caxias Shopping, todo 1º e 3º domingo do mês.

Fotos: Divulgação Sindicato dos Produtores Rurais de Duque de Caxias

• Alexsandro Diniz