Sindicato dos Metalúrgicos de Volta Redonda discute mobilidade urbana

3 de setembro de 2015

Palestra mobilidade urbana Volta RedondaMembros da direção, do apoio e funcionários do Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense participaram de palestra sobre mobilidade urbana no final de agosto. Iniciativa da Prefeitura de Volta Redonda, o evento, na sede do Sindicato, no Retiro, integrou as etapas de elaboração do Plano Municipal de Mobilidade Urbana – que definirá metas para os próximos 20 anos no setor.

Segundo o vice prefeito de Volta Redonda, Carlos Roberto Paiva, autor da palestra, a participação popular é um exercício de cidadania e é impossível pensar em mobilidade urbana sem a participação da população. “Temos que conhecer os verdadeiros interesses da sociedade para que o plano promova qualidade de vida”, completou.

Carlos Roberto Paiva informou que, respeitando as obras definidas no Plano Diretor Participativo, Volta Redonda se inscreveu para o PAC da Mobilidade para Cidades de Médio Porte, aberto pelo Ministério das Cidades em 2012. “Com a ajuda da população, serão definidas metas para assuntos como sistema viário e de transporte, implantação de ciclovias, vagas para carga e descarga, estacionamento de veículos e até a definição de novas obras. O processo de construção é lento, temos que coletar e analisar dados cuidadosamente”, afirmou Paiva.

O presidente do Sindicato, Sílvio Campos, incentivador do projeto, falou sobre a necessidade de investimentos para melhorar o trânsito, contribuindo para que os trabalhadores tenham mais facilidade de locomoção e mais tempo para o convívio com a família e para o descanso. “Precisamos de projetos que facilitem a nossa vida. Amamos Volta Redonda e nos preocupa a situação de mobilidade, principalmente dos idosos e dos deficientes. Nossa cidade cresce a cada dia, aumenta a população, aumenta o número de carros e a necessidade de transporte público de qualidade. Por isso, somos a favor da criação de alternativas, visando a nossa qualidade de vida”, argumentou Sílvio Campos.

Já o diretor sindical Carlos Santana ressaltou a importância do apoio e participação dos moradores, já que o projeto prepara a cidade para crescer de forma organizada. “O que está em discussão aqui é uma proposta de crescimento sustentável. Este projeto representa um planejamento para um futuro próximo. Daqui a 20 anos, a população colherá os frutos desta mudança”, arrematou.

Por Rose Maria, Assessoria de Imprensa.

Com Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense.

Foto: Arquivo do Sindicato.