Sindicato dos Frentistas promove curso para cipeiros

4 de fevereiro de 2016

Posto de combustívelSaber ouvir e identificar os perigos no ambiente de trabalho é a principal função dos integrantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). Para melhor orientar e reduzir os riscos, o Sindicato dos Trabalhadores em Postos de Combustíveis do Rio de Janeiro (Sinpospetro-RJ) vai realizar, no próximo dia 16, um curso de formação de cipeiros, na subsede de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. A aula será ministrada pelo presidente do Instituto Brasileiro de Saúde Ocupacional, Derval Oliveira.

Funcionários (cipeiros) de postos de combustíveis do Estado e do Município do Rio de Janeiro vão participar do evento, que será realizado das 9h às 13h. O sindicato já encaminhou às empresas a solicitação de dispensa dos cipeiros para participarem do evento.

Os cipeiros vão receber orientações sobre prevenção de acidentes e como evitar riscos de contaminação por produtos químicos comercializados nos postos. A proposta tem por objetivo preservar a vida e resguardar a saúde do trabalhador.

A ideia visa, ainda, melhorar a comunicação dos cipeiros com os colegas de trabalho, para diminuir as dúvidas e auxiliar a categoria com relação às medidas de segurança e saúde no ambiente de trabalho.

Obrigatoriedade

De acordo com a NR 5, do Ministério do Trabalho, toda empresa com mais de 20 funcionários é obrigada a ter a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. A CIPA precisa ser composta por representantes do empregador e da classe trabalhadora. Todos os responsáveis pela comissão devem ser escolhidos por eleições convocadas por um edital, que deve permanecer fixado no quadro de avisos da empresa por, pelo menos, 45 dias. As eleições são realizadas a cada dois anos. A estabilidade no emprego do cipeiro se estende após um ano do término do mandato.

A maioria dos postos no Rio de Janeiro tem quatro membros na CIPA. O número de cipeiros é proporcional ao quadro de funcionários. Todo cipeiro precisa fazer curso de qualificação para conscientizar e informar os trabalhadores sobre todos os aspectos que englobam a segurança no trabalho, principalmente no que diz respeito às normas e ao uso de equipamentos de proteção.

Por Rose Maria, Assessoria de Imprensa.

Fonte: Assessoria de Imprensa Sinpospetro-RJ.

Foto: Arquivo Força RJ.