Sindicato dos Condutores de Ambulância é o mais novo filiado a Força RJ

18 de janeiro de 2017

Condutores de Ambulância

O Sindicato dos Condutores de Ambulância do Estado do Rio de Janeiro é o mais novo filiado à Força Sindical. Fundado em outubro de 2013, o Sindicato espera a liberação de sua carta sindical para intensificar ainda mais as lutas em prol da categoria. A entidade representa cerca de 20 mil profissionais.

Segundo o presidente Robson Melo, a Lei Federal 12.998/2014 reconheceu a profissão de condutores de ambulância no país, concedendo à categoria direito a representação sindical. Em 2015, a profissão passou a integrar a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) e, ainda, de acordo com Robson Melo, em 2016 os profissionais passaram a fazer parte da lei estadual do piso regional do Rio de Janeiro. O piso da categoria passou a ser R$ 2.135,60, maior piso salarial dos condutores de ambulância no Brasil. A lei que regulamenta a profissão (PL 3553/2015) tramita na Câmara Federal.

“Estamos nos filiando à Força Sindical para buscar apoio para nossas lutas. Os desafios são muitos, como abuso de autoridade, assédio moral, ambulâncias sem documentação e sem manutenção, bem como motoristas sem qualificação adequada”, afirmou Robson Melo.

Para o sindicalista, a falta do registro sindical dificulta o reconhecimento da entidade pelas empresas, o fechamento de acordos e a arrecadação, mas não impede que o Sindicato lute em defesa da categoria, buscando maior respeito aos condutores de ambulância e à vida e integridade não só dos trabalhadores, mas também dos cidadãos que transportam.

Robson Melo lembra que, em novembro do ano passado, o Senado Federal realizou a audiência pública “Ambulância: vida ou morte?”, com transmissão ao vivo pela TV Senado. “Foi um debate muito salutar e importante”, avaliou.

“Em janeiro do ano passado, fundamos o Instituto Nacional Onofre Santo Agostini, sediado em São Paulo, voltado para a educação, qualificação e formação dos condutores de ambulância. Nossa preocupação com a capacitação da categoria é constante”, completou Robson.

Foto: Divulgação Força RJ

Secretário de Imprensa e Comunicação Força RJ