Sindicato da Construção Civil promove encontro de corais

29 de setembro de 2015

Carol Fernandes, na regência do Coral do Deptaconst

O Departamento dos Aposentados do Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil do Município do Rio (Sintraconst-Rio) promoveu sábado (26) o 8º Grande Encontro de Corais, no auditório da sede central do Sintraconst-Rio. O encontro reuniu seis grupos de canto coral para uma apresentação especial.

Crianças, jovens, adultos e aposentados mostraram o potencial de suas vozes em músicas como Carinhoso (Pixinguinha), Wave (Tom Jobim) e Aquele Abraço (Gilberto Gil), oferecendo a todos que lotaram o espaço momentos muito agradáveis.

“É uma satisfação imensa receber esse encontro, que revela talentos”, afirmou o presidente do Sindicato, Carlos Antônio de Souza.

Vera Abdo, regente do coral Vozes de Vida, um dos cinco grupos convidados para o evento, destacou a importância da atividade musical na vida dos idosos. “Esse tipo de trabalho faz com que os idosos se sintam incluídos, eles são aplaudidos e valorizados. Isso me agrada muito”, ressaltou Vera, que há mais de 40 anos ensina canto a pessoas idosas.

Geraldo Costa, um dos diretores do Deptaconst, lembrou que o projeto de canto coral para os aposentados da Construção Civil busca um envelhecimento com saúde para os idosos. “O projeto ainda inclui artes plásticas, teatro, informática e reciclagem em português e matemática”, explicou Geraldo. E completou: “O projeto faz parte da nossa busca por entretenimento saudável aos aposentados da Construção Civil, para que não fiquem ociosos”.

Nas apresentações do 8º Grande Encontro de Corais, foram executadas ao todo 30 músicas pelos seis grupos que participaram do evento. Um repertório com base principalmente na MPB.

O Coral dos Aposentados da Construção Civil (Sintraconst-Rio) encerrou as apresentações, com canções em homenagem à cidade do Rio de Janeiro. Dulciléia da Silva de Souza, de 66 anos, é uma das aposentadas que participam do coral do Deptaconst (Departamento de Aposentados do Sintraconst-Rio). “Gosto muito de cantar a música Eu Juro (Leandro e Leonardo)”, contou ela, enquanto se preparava para a apresentação do último sábado. “É uma música bonita e romântica”, justificou.

Por Rose Maria, Assessoria de Imprensa.

Fonte: Sintraconst-Rio.

Fotos: Departamento de Comunicação Sintraconst-Rio.