Sindicato da Construção Civil garante vitória dos trabalhadores do Centro de Tênis

Voltar

28 de janeiro de 2016

 

Manifestação ITD 3

A mobilização do Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil do Município do Rio (Sintraconst-Rio) junto aos operários do Centro Olímpico de Tênis surtiu efeito. Foram duas manifestações consecutivas no início de janeiro, em frente ao Parque Olímpico da Barra da Tijuca, com trabalhadores demitidos do Centro de Tênis, que reivindicavam o cumprimento da lei por parte do Consórcio ITD (Ibeg /Tangran/Damiani): o pagamento dos salários e das rescisões dos cerca de 300 operários dispensados em dezembro. Em reunião na manhã de terça-feira (12), a Prefeitura do Rio garantiu pagar as verbas rescisórias dos 356 trabalhadores demitidos pelo Consórcio ITD e o pagamento começou a ser feito na quinta-feira seguinte (14).

Além do presidente Carlos Antonio, a reunião com a Prefeitura do Rio teve a participação do procurador-geral do Município, Fernando Dionísio, do presidente da Rio Urbe, Armando Queiroga, e do subsecretário Executivo da Prefeitura, David Carlos Pereira Neto

Além do presidente Carlos Antonio, a reunião com a Prefeitura do Rio teve a participação do procurador-geral do Município, Fernando Dionísio, do presidente da Rio Urbe, Armando Queiroga, e do subsecretário Executivo da Prefeitura, David Carlos Pereira Neto

Entre os trabalhadores que garantiram o pagamento depois dos atos de protesto em frente ao Parque Olímpico estava Ricardo dos Santos, 29 anos. Ele trabalhou na construção do Centro de Tênis como pedreiro e esteve ao lado do Sindicato e de dezenas de outros operários nas manifestações. “Nós não pedimos nada além, apenas nossos direitos, nossos salários”, disse Ricardo. Ele mora em Campo Grande e deixou em casa seus cinco filhos para ir reivindicar seus direitos em frente à obra.

“Passamos constrangimento, saímos de casa sem dinheiro para condução e alimentação, mas estávamos lá na passeata”, lembrou Ricardo.

O pagamento integral da rescisão será feito após o consórcio enviar ao Sindicato e à Prefeitura o Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho (TRCT) de cada empregado. O Sintraconst-Rio vai analisar a documentação para garantir o pagamento integral do que é devido a cada trabalhador.

Manifestação ITD 1

“É importante que as empresas e os governos fiquem cientes disso: seja a obra pequena ou obra olímpica, os direitos dos trabalhadores não podem ser rasgados”, destacou o presidente do Sintraconst-Rio, Carlos Antonio de Souza.

Diante das futuras demissões nas obras olímpicas, o Sindicato lembra que a crise econômica não pode servir de desculpa para que as empresas ignorem as leis trabalhistas e a convenção coletiva de trabalho. “Vamos seguir mobilizados e atentos em relação às dispensas no Parque Olímpico”, completou Carlos Antonio.

 

 

Por Rose Maria, Assessoria de Imprensa. Fonte: Sintraconst-Rio.

                                         Foto: Sintracosnt-Rio.

 

 

Marcelo Peres
Secretaria de Imprensa e Comunicação
Força Sindical do Estado do RJ

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar