Sindicato da Construção Civil realiza aferição de pressão arterial e de glicemia dos operários dentro do canteiro

3 de abril de 2014

image_201Se com saúde não se brinca, saúde no local de trabalho então merece cuidados ainda maiores. Diante disso, o Sintraconst-Rio iniciou, por meio de seu Departamento de Saúde do Trabalhador, o projeto Ação de Saúde.

Profissionais da entidade especializados em saúde ocupacional visitam canteiros para aferir pressão arterial e também glicemia — a quantidade de açúcar no sangue — dos operários. Junto a isso, promovem palestras sobre higiene, alcoolismo, tabagismo e doenças sexualmente transmissíveis.

Na última sexta-feira (24 de março), um canteiro da MRV Engenharia, na Pechincha, foi o primeiro a receber o projeto Ação de Saúde com as aferições.

“A pressão alta é conhecida como doença silenciosa, algumas pessoas nem apresentam sintomas. A diabetes também. E isso dentro de um canteiro de obras é perigoso porque o trabalhador pode ter tonteira, desmaiar, há aqueles que trabalham em áreas elevadas”, explica o coordenador do projeto, o técnico em enfermagem Wladimir da Silva.

No canteiro da MRV todos os 72 trabalhadores da obra foram atendidos com as aferições, inclusive os da área administrativa. A visita do Departamento de Saúde contou com o apoio das equipes 3 e 8 do Departamento de Segurança do Trabalho do Sintraconst-Rio.

“Há vezes em que encontramos trabalhadores doentes que nem mesmo sabiam que tinham problema de saúde”, conta o técnico em enfermagem do Sindicato.

“Nestes casos, nós os direcionamos para um atendimento com médico”, completa.

Na agenda do projeto Ação de Saúde, já estão marcadas visitas a obras em canteiros de diferentes regiões do Rio.

Fonte: Assessoria de Imprensa Sintraconst-Rio