Sindicato acompanha vistoria em posto que explodiu na Zona Norte do Rio

3 de setembro de 2015

A vice-presidente do Sinpospetro-RJ (Sindicato dos Trabalhadores em Postos de Combustíveis do Rio de Janeiro), Aparecida Evaristo, e o diretor Renato Cândido acompanharam nesta quinta-feira (3 de setembro) a vistoria dos peritos do Instituto de Criminalística Carlos Éboli no posto de combustível da BR, que explodiu na noite de quarta-feira (2), no bairro de Maria da Graça, Zona Norte do Rio. Em entrevista ao site do Sinpospetro-RJ, o gerente do posto, Ivanildo de Almeida Albuquerque, disse que nenhum trabalhador ficou ferido com a explosão.

A diretora do Sindicato,  Ângela Matos, que estava de plantão na noite de ontem (2), acompanhou o trabalho do Corpo de Bombeiros durante a madrugada. Nove pessoas ficaram feridas e foram encaminhadas pelos bombeiros para o Hospital Municipal Salgado Filho, no Méier, e para o Hospital Municipal Souza Aguiar, no Centro do Rio.

Segundo Ivanildo Albuquerque, foram três explosões num espaço de cinco minutos. A primeira aconteceu por volta das 20h e os trabalhadores deixaram o local, logo que ouviram o estrondo.  Ele diz que a explosão pode ter sido provocada por um vazamento no cavalete da CEG. Ainda de acordo com o gerente Ivanildo, o posto possui licença ambiental.

Apesar do susto, Ivanildo afirma que os trabalhadores tiveram tranquilidade para agir na hora do acidente. Ele disse que o curso da NR 20, feito pelos funcionários do posto, ajudou a controlar a tensão no  momento da explosão. “Todos se afastaram e graças a Deus nenhum companheiro foi atingido. As nove pessoas feridas na explosão são pedestres que passavam pelo local”, completou.

De acordo com a Norma Regulamentadora 20 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE),  30% do efetivo dos trabalhadores dos postos têm que ser treinados para casos de emergência, como acidentes de trabalho. No município do Rio de Janeiro, o Sinpospetro-RJ, o Sindcomb (Sindicato Patronal) e o MTE firmaram acordo para qualificação profissional dos frentistas.

Até janeiro de 2016, todos os trabalhadores dos postos terão que fazer o curso teórico e aulas práticas de conhecimento e utilização de sistemas de segurança contra incêndio com inflamáveis.

Semana de Segurança e Saúde

Para orientar os trabalhadores sobre como agir em caso de acidentes, o Sindicato realiza entre 21 e 25 de setembro a Semana de Segurança e Saúde em postos de combustíveis do Estado.   Durante a campanha, será distribuída cartilha que vai retratar o dia a dia e as situações de risco no ambiente de trabalho.  Também serão abordadas as leis estaduais que protegem os trabalhadores de postos contra riscos de acidentes. A publicação, elaborada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com o Sinpospetro-RJ, vai falar ainda sobre os cuidados que os trabalhadores devem ter durante o abastecimento de veículos.

O presidente do Sindicato, Eusébio Pinto Neto, informou que a campanha será lançada oficialmente no dia 21 de setembro. Durante uma semana, agentes de saúde, fiscais do MTE e dirigentes sindicais vão visitar os postos de combustíveis no município do Rio, nas cidades da Baixada e Norte Fluminense, bem como na Região Metropolitana.

Além da Fiocruz, participam da Semana de Segurança e Saúde fiscais do MTE  e  Ministério Público do Trabalho.

Por Rose Maria, Assessoria de Imprensa.

Com Assessoria de Imprensa Sinpospetro-RJ.

Fotos: Angela Matos e Assessoria de Imprensa Sinpospetro-RJ.