Sindicalista é ameaçado de morte no Maranhão por secretário municipal de Educação

Voltar

8 de maio de 2014

Sem Título-1

O município de Gonçalves Dias, no Maranhão, localizado na região central do estado, a cerca de  365 quilômetros da capital São Luís, foi sacudido recentemente pela denúncia  de que o jovem sindicalista Relve Marcos Morais Sobreiro, presidente do Sindicato dos Professores e Servidores Públicos (Sintespem), fora ameaçado de morte, na sede do próprio Sindicato, pelo secretário municipal de Educação, Ronaldo Alves da Costa. A ameaça aconteceu no dia 21 de abril, mas o fato só veio a público no início de maio.

Relve Sobreiro, como dirigente sindical e representante legal dos professores da rede municipal de ensino em Gonçalves Dias, vinha  fazendo duras e severas críticas à gestão de Ronaldo Alves da Costa. O gestor, bastante irritado, segundo relatos de quem presenciou a cena, resolveu ir  pessoalmente  à sede do  Sindicato intimidar Relve Sobreiro.  Segundo testemunhas, Ronaldo da Costa disse a Relve que “gente muito mais importante já morreu em Gonçalves Dias, quanto mais um cachorro como você! Portanto, tire o meu nome de sua boca, me esqueça!”. Amedrontado, Relve Marcos Morais Sobreiro registrou a ocorrência na 13ª Delegacia Regional de Polícia Civil (Presidente Dutra, MA).

“Uma ameaça como essa não atinge só um bravo companheiro de luta, mas todo o movimento sindical maranhense e brasileiro”, disse Ivaldo Passos, presidente do Sintespem Regional, com sede em Presidente Dutra (MA), que esteve em Gonçalves Dias para dar apoio a Relve Sobreiro.  Ivaldo estava  acompanhado de uma comitiva composta por mais  de 20 dirigentes sindicais da região e do estado, incluindo o presidente da Força Sindical no Maranhão, Frazão Oliveira, e Givan Bezerra, presidente da FETRACSE/MA. A comitiva de sindicalistas também procurou o prefeito, Vadilson Fernandes, em sua residência, para denunciar a grave ameaça e solicitar da administração municipal providências.


Município com longo histórico de violência

Segundo depoimentos de moradores e dados da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, Gonçalves Dias é um destacado município do estado, quando o assunto é violência e impunidade. Nos últimos meses, duas residências  foram crivadas de balas na localidade, recebendo mais de 20 tiros cada, inclusive a casa de um ex-prefeito local. Nenhuma medida protetiva ou de investigação foram tomadas.

Os  disparos foram efetuados supostamente por pistoleiros locais, disse um morador da região, que pediu para não ser identificado. “O município vem também registrando, nos últimos meses, uma série de assassinatos orquestrados, sem que a Polícia  tenha se  debruçado  para investigar as causas e punir os assassinos”, ressaltou Relves Sobreiro, dirigente sindical que teme ser “a bola da vez”.

Fonte: Assessoria de Imprensa Força Sindical RJ com
Assessoria de Comunicação da Força Sindical do Maranhão

Marcelo Peres
Secretaria de Imprensa e Comunicação
Força Sindical do Estado do RJ

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar