Sindicalista do Rio de Janeiro participa de debate nos EUA sobre saúde preventiva

12 de junho de 2017

Francisco Vilela

O presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde do Rio de Janeiro (Sinacs), Francisco Vilella, participa dias 12 e 13 de junho de reunião que acontece em Washington (EUA) para discutir projetos a serem encaminhados a Organização Mundial de Saúde (OMS) para dinamizar a ação de agentes comunitários de saúde em todo o mundo.

O encontro, promovido pela Universidade de Columbia em parceria com o American University Accountability Research Center, reunirá representantes em saúde preventiva da Ásia, Oceania e África, vindos de países como Índia e Austrália. Francisco Vilela, coordenador de Mobilização Nacional para a Região Sudeste dos Agentes Comunitários de Saúde e secretário adjunto de Saúde da Força Sindical RJ, será o único representante da América Latina no encontro.

As discussões vão ajudar na elaboração de proposições básicas para promoção de saúde em comunidades e para formulação de uma agenda de pesquisa em diversas áreas. Segundo os organizadores, outra proposta é colher subsídios para implantar o Programa Estratégia Saúde da Família nos EUA, onde não existem agentes comunitários de saúde.

“Vamos levar para a mesa de debates o poder do agente comunitário de saúde e sua responsabilidade com a população, seu papel na equipe e como o nosso trabalho alavanca políticas públicas nacionais e internacionais em saúde preventiva. Não somos só objeto de pesquisa. Temos condições de ser, também, pesquisadores, pois estamos no campo, dia após dia, vivenciando a realidade das comunidades, seus desafios e suas superações. Podemos apontar caminhos para uma melhor qualidade de vida”, defende Francisco Vilella.

As discussões terão transmissão ao vivo pela internet.

Foto: Divulgação Sinacs

Alexsandro Diniz