Seminário e audiência pública discutem saúde e violência contra a mulher

Voltar

21 de maio de 2015

cida imagem2

A Secretaria da Mulher da Força RJ informa que acontece amanhã (22), de 9h às 21h, o Seminário “Gênero, Racismo e Violência: Voz e Vez das Mulheres Negras no Espaços de Poder”, no Arcos Rio Palace Hotel, na Lapa, Rio de Janeiro. Segundo a secretária da Mulher da Força Rio, Maria Aparecida Evaristo, o mês de maio, mês das mães, está recheado de atividades que discutem a saúde e a violência contra a mulher.

O seminário, promovido pela ONG Coisa de Mulher, com apoio da Secretaria de Política para Mulheres da Presidência da República e Secretaria de Políticas Públicas para Igualdade Racial, em parceria com a Rede de Desenvolvimento Humano (Redeh), tem o objetivo de ampliar o diálogo entre gerações, estimular a reflexão, fortalecer a voz e o ativismo das mulheres negras no Rio de Janeiro. Na programação, as mesas de debates “Vivências do feminismo negro hoje: novas narrativas e práticas”, “Olhares múltiplos sobre o feminismo negro no Brasil: teoria, prática e militância” e “Gênero, Violência e Racismo: A voz das lideranças comunitárias”, entre outras, além do lançamento do documentário “Tão poucas ou quase nenhuma: mulheres negras na política”. O Arcos Rio Palace Hotel fica na Av. Mem de Sá, nº 117, Lapa, Rio de Janeiro.

Maria Aparecida informou que participa, também, de audiência pública pelo Dia Internacional de Ação pela Saúde da Mulher e de Combate à Mortalidade Materna dia 28 de maio, às 10h, no auditório Nelson Carneiro (prédio anexo da Alerj, 6º andar). A audiência pública, sob o tema “Saúde da Mulher, Mortalidade Materna e Violência Obstetra”, reúne a presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, deputada Enfermeira Rejane; Tizuko Shiraiwa, do Comitê de Mortalidade Materna do Estado do Rio de Janeiro, que apresentará o relatório anual sobre mortalidade materna; Valdecyr Herdy Alves, coordenador do Banco de Leite Humano da UFF e líder do grupo de pesquisa Maternidade: Saúde da Mulher e da Criança e Carla Brasil, superintendente de Hospitais Pediátricos e Maternidades da Cidade do Rio de Janeiro.

“A primeira prova do circuito 2015 da Corrida e Caminhada Contra o Câncer de Mama será no Rio de Janeiro, dia 31, com largada prevista para às 8h30, no Monumento aos Pracinhas, Aterro do Flamengo. O percurso será de 5 km. A Força RJ também marcará presença”, arrematou Maria Aparecida.

Por Rose Maria, Assessoria de Imprensa.

Marcelo Peres
Secretaria de Imprensa e Comunicação
Força Sindical do Estado do RJ

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar