Sem carteira assinada e alimentação: terceirizada desrespeita mais de vinte mulheres serventes

17 de dezembro de 2013

1A atuação do Sintraconst-Rio no empreendimento da Direcional Engenharia, no Bairro Carioca, em Triagem, regularizou a situação trabalhista de vinte e três mulheres empregadas da empresa subcontratada Alpha Rio Serviços Gerais.

Até a sexta-feira (13 de dezembro), quando o Sindicato se reuniu com a firma e com a construtora responsável pela obra, a Direcional, as trabalhadoras não tinham carteira assinada e não recebiam tíquete alimentação.

Além disso, a empresa não fornecia EPIs (equipamentos de proteção) e pagava salário abaixo do piso estabelecido pela convenção coletiva.

Durante os últimos dias, a equipe 4 de Segurança do Trabalho do Sintraconst-Rio foi diversas vezes à obra para dar fim às irregularidades. Na sexta-feira, tanto a Direcional quanto a Alpha Rio buscaram solucionar a situação. As carteiras de trabalho foram entregues de imediato, já devidamente assinadas.

Atualmente, cerca de cem trabalhadores, incluindo as 23 serventes, dão expediente no empreendimento Bairro Carioca. No local, são erguidos 2.240 unidades residenciais para famílias com renda até R$ 1,6 mil e que viviam em situação de risco. A obra tem financiamento da Caixa Econômica Federal em parceria com a Prefeitura do Rio.

O Sindicato voltou à obra a partir de denúncia dos próprios trabalhadores por meio do Serviço de Atendimento ao Trabalhador (SAT): 2196-1606 ou 2196-1607.

Fonte: Assessoria de Imprensa SINTRACONST-RIO