Saúde do trabalhador em discussão no Sul Fluminense

15 de maio de 2015

Seminário Sul FluminenseO Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense promoveu, no final de abril, o Seminário de Adequação à Agenda do Trabalho Decente da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Representantes do Ministério do Trabalho e Emprego participaram do evento, que ocupou o auditório da empresa MAN durante todo o dia. Voltado aos profissionais médicos e técnicos que fazem parte das equipes de saúde do trabalhador das empresas do setor metalúrgico da região Sul Fluminense, o encontro buscou orientar sobre o cumprimento das leis de proteção ao trabalho, conforme estabelecido na CLT. Tudo para enfrentar os altos índices de acidente que têm como causa principal a atual deficiência nas condições de trabalho nas indústrias metalúrgicas.

Na mesa de abertura, o presidente do Sindicato, Sílvio Campos; o chefe da Seção de Saúde e Segurança do Trabalhador do MTE/RJ, Dr. Narciso Guedes; o gerente regional do MTE/Volta Redonda, Luiz Felipe Monsore; o vice-presidente do Sindicato, Renato Soares; gerente Executivo do INSS, Fernando Sixal; Dr. Miguel Aguiar, coordenador do Departamento de Saúde do Sindicato; e o cipeiro Ovaí do Carmo, representante do Consórcio Modular.

Ao todo, foram realizadas oito palestras, abordando temas de grande relevância na campanha de combate às lesões do trabalhador através de acidentes ou doenças ocupacionais. Entre os principais temas: Desafios na implantação da nova Norma Regulamentadora Nº 12; Riscos relacionados aos agentes químicos presentes na galvanoplastias e fundições; Recomendações para adequação das empresas à gestão de segurança e saúde; Adaptação da jornada de trabalho na indústria automotiva e fundições; Proteção Radiológica nas fundições, entre outros.

Por Rose Maria, com Assessoria de Imprensa do
Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense.
Foto: Divulgação Sindicato.