Sandoval Marques: Sindicatos não vão permitir retirada das conquistas de direitos dos trabalhadores

1 de setembro de 2016

SandovalAs propostas do agora presidente Michel Temer têm ameaçado conquistas trabalhistas importantes. O momento é delicado para os Sindicatos. Vivemos dias difíceis, com inúmeras homologações dos nossos colegas. Eles são pais, filhos, pessoas que dedicam a maior parte de seu tempo contribuindo para o desenvolvimento do país e longe dos familiares e amigos.

A crise econômica, política e social que estamos passando é grave. Mas não podemos permitir que os direitos adquiridos com tanta luta sejam retirados arbitrariamente.  Na hora que passarmos a admitir o aumento da jornada, a redução do intervalo de descanso, a intrajornada de refeições, nós estaremos contribuindo para a sobrecarga do trabalhador.

Estas ações deixariam os funcionários mais sujeitos a acidentes, principalmente os que realizam funções braçais. Não adianta promover programas de saúde do trabalhador e submetê-lo a uma jornada de 12 horas de trabalho. Pesquisas indicam que mais de 70% dos acidentes ocorrem no fim do dia, quando o trabalhador está mais cansado.

A nossa central sindical tem que ter pulso firme junto às categorias, a Federação e as Confederações para defender o trabalhador. Nós, o Sindicato dos Químicos de Nova Iguaçu, estaremos ao lado deles: lutando diariamente por novas conquistas.

*Sandoval Marques é presidente do Sindicato dos Químicos de Nova Iguaçu.