Rodoviários de Volta Redonda na luta para preservar emprego dos cobradores

8 de novembro de 2016

dirigir-e-cobrar-nao-menor

O Sindicato dos Rodoviários de Volta Redonda e Região iniciou uma série de ações contra a dupla função do motorista de ônibus. Dirigir e cobrar passagens ao mesmo tempo não é permitido nem pelo Plano Diretor do município nem pela Convenção Coletiva da categoria, em vigor. Assim, o Sindicato dos Rodoviários vem fazendo manifestações nas portas das garagens das empresas de ônibus e só os veículos com cobrador são liberados.

A primeira delas aconteceu na última quinta-feira (3), com paralisação de advertência na Viação Elite. Segundo o diretor sindical Luiz Rogério de Freitas, secretário da Força RJ para o Sul Fluminense, os bloqueios vão continuar acontecendo nos próximos dias, sem aviso prévio, até cobrir as mais de 40 empresas de transporte coletivo que existem na cidade.

“Se até o plano diretor de Volta Redonda proíbe que o motorista esteja sozinho dentro do ônibus, como isso pode continuar acontecendo no município? Informamos várias vezes a Prefeitura e a Suser (Superintendência dos Serviços Rodoviários) que iríamos começar a paralisar as atividades nas empresas que continuassem adotando a dupla função para o motorista e a Suser timidamente começou a multar algumas delas. Mas percebemos que as empresas vêm reduzindo, gradativamente, o número de cobradores em determinadas linhas. Temos procurado resolver a questão em negociação direta com os patrões, mas eles dizem que precisam reduzir custos. Então, vamos entrar na Justiça e fazer com que a Convenção Coletiva seja cumprida”, afirmou o presidente do Sindicato dos Rodoviários da região, José Gama, o Zequinha.

Dirigentes do Sindicato dos Rodoviários de Volta Redonda estiveram também com o presidente da Força RJ, Carlos Fidalgo, pedindo apoio da central na luta para que as empresas voltem a usar cobradores em todos ônibus e microônibus que circulam pela cidade. Fidalgo acionou também a Força Sindical nacional e garantiu apoio da central sindical ao movimento.

Foto: Divulgação Sindicato dos Rodoviários de Volta Redonda

Secretário de Imprensa e Comunicação Força RJ