Rodoviários de Volta Redonda decidem nesta sexta se entram em greve

15 de julho de 2016

Onibus VR

O Sindicato dos Rodoviários de Volta Redonda e Região reúne nesta sexta-feira (15), a partir de 19h, a categoria para decidir se os trabalhadores em empresas de ônibus de Barra do Piraí, Valença, Piraí, Pinheiral, Rio das Flores e Volta Redonda entram ou não em greve, a partir da próxima semana. Segundo o presidente José Gama, o Zequinha, os sindicatos patronais (Sindpass e Sinfrerj) ainda não apresentaram nova proposta de aumento salarial e demais itens da pauta de reivindicação.

“Na última assembleia, dia 6 de julho, a categoria reprovou a proposta de 8% de reajuste, parcelado em duas vezes. As opções de darem 5% em 1º de junho e 3% em 1º de novembro, ou 4% em junho e a outra metade em novembro, foram rejeitadas pelos rodoviários. Desde então, os patrões não voltaram a negociar e queremos a continuidade das negociações”, afirmou Zequinha.

Segundo o líder sindical, a assembleia extraordinária de hoje (15) pode avaliar uma contraproposta patronal, caso ela seja enviada ao Sindicato, ou decidir pelo estado de greve.

Os rodoviários de Volta Redonda queriam 20% de reajuste, em função da defasagem salarial na região. Mas o diretor sindical e secretário da Força RJ para o Sul Fluminense, Luiz Rogério de Freitas, o Rogerinho, disse que os trabalhadores aceitam 10% de aumento. “O que não dá é para ficarmos com um índice abaixo do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) e ainda por cima parcelado. INPC não é aumento. É reposição salarial. Entendemos o momento socioeconômico que o país e o estado atravessam, mas nem por isso podemos admitir perdas para os trabalhadores, tão sacrificados, já, por uma jornada exaustiva, num serviço vital para a sociedade”, ponderou Rogerinho.

A assembleia dos rodoviários acontece na sede do Sindicato, no bairro Aterrado, em Volta Redonda.

Foto: Divulgação Sindicato dos Rodoviários de Volta Redonda

Secretário de Imprensa e Comunicação Força RJ