Robson Leite é o novo superintendente do Trabalho no RJ

Voltar

21 de janeiro de 2016

Posse Robson campos 3

O ministro do Trabalho e Previdência Social, Miguel Rossetto, empossou nesta terça-feira (19), o novo Superintendente Regional do Trabalho e Emprego do Rio de Janeiro, Robson Campos Leite. Em cerimônia na capital fluminense, realizada no Auditório do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região, com a presença de representantes das centrais sindicais, parlamentares e um público de cerca de 300 pessoas, Rossetto deu ênfase à trajetória de engajamento social do novo superintendente, destacando seu compromisso com as bandeiras de luta pela educação, direitos humanos e redução das desigualdades sociais no país.

“Queremos construir um ambiente de diálogo permanente, ofertar políticas públicas e estreitar as relações com o governo do estado, prefeituras e toda a rede que defende a igualdade, o respeito, o trabalho, a renda e o emprego com qualidade para o estado do Rio de Janeiro e todo o povo brasileiro”, disse Rossetto.

Robson Leite assume a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Rio de Janeiro (SRTE/RJ) priorizando o atendimento ao trabalhador. “A nossa missão será melhorar o acesso do trabalhador e da trabalhadora aos programas sociais do ministério, ampliar o combate ao trabalho escravo e à precarização das condições de trabalho, além de aprofundar o diálogo com os movimentos sindicais na busca de soluções para a geração de emprego, trabalho e renda,” destacou.

Para o presidente da Força RJ, Francisco Dal Prá, o novo superintendente se mostrou um gestor simpático e comunicativo. “Seu pronunciamento foi à altura do que se espera de um superintendente do Trabalho e Emprego num estado importante como o Rio de Janeiro. Assumiu publicamente compromissos junto aos diversos segmentos sociais de diálogo permanente, sempre em defesa dos interesses dos trabalhadores. Precisamos estar juntos no combate ao desemprego e mazelas que emperram o crescimento da produção no estado. Tanto que já estive com ele e vamos voltar a conversar o mais breve possível, com a presença de representantes do Sindicato dos Metalúrgicos de Angra dos Reis, para frear mais demissões na região. Acho que a Firjan também deve estar presente”, anunciou Dal Prá, que é também presidente da Federação dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro.

Posse Robson campos 2.2

Acompanharam Francisco Dal Prá na cerimônia o presidente da Federação dos Trabalhadores no Ramo Químico do RJ e vice-presidente da Força RJ, Isaac Wallace, o secretário geral da Força Rio, David de Souza, o presidente do Sindicato dos Químicos de Nova Iguaçu, Sandoval Marques, a presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Teresópolis, Vilma de Araújo, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Perfumarias e Artigos de Toucador do Município do Rio, Herson Fraga, o diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de São Gonçalo e vice-presidente da Força RJ, Marco Antônio Lagos, o Marquinho da Força, o diretor do Sindicato dos Siderúrgicos, José Carlos da Silva, o assessor do Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil do Município do Rio, Joadil Júnior, e representantes do Sindicato dos Aeroviários do Município do Rio e do Sindicato dos Trabalhadores em Postos de Combustíveis do RJ, entre outros.

Posse Robson Campos 4

Dal Prá espera que Robson Leite seja bem sucedido em seu esforço para superar problemas crônicos que dificultam a atuação da SRTE-RJ em todo o estado. “É preciso continuar a combater e enfrentar com firmeza a falta de fiscais e de profissionais para prestar serviços na Superintendência, agilizar a liberação do seguro desemprego e a emissão de carteiras de trabalho, por exemplo. As centrais sindicais, particularmente a Força Sindical, estão à disposição para contribuir com sugestões para superação dessas dificuldades. As centrais se somam no interesse maior, que é a classe trabalhadora. E esperamos que ele continue respeitando o movimento sindical e demonstre todo o empenho para resolver essas questões, que são urgentes”, salientou Dal Prá.

Estiveram presentes na cerimônia, além do ministro do Trabalho e Previdência Social, Miguel Rossetto, Alberto Alves (ministro do Turismo Interino); a desembargadora Maria das Graças Paranhos Viegas (Presidente do TRT-RJ); o senador Lindbergh Farias; José Roberto Borges, representante da Firjan, bem como os deputados e deputada federal Jandira Feghali, Chico D’Angelo, Luiz Sérgio, Wadih Nemer Damous Filho, demais autoridades e servidores públicos.

Logo após a posse, o novo superintendente assinou o Compromisso Nacional para Aperfeiçoar as Condições de Trabalho no Setor de Turismo e Hospitalidade, no auditório da SRTE/RJ, documento que norteará as relações de trabalho nas Olimpíadas e Paraolimpíadas Rio 2016, diante de representante da OIT (Organização Internacional do Trabalho) no Brasil, Peter Poschen. Além de estabelecer diretrizes para tratar das relações trabalhistas envolvidas, firmadas para e em razão do evento Olímpico e Paraolímpico, o documento prevê promoção de campanha pelo Trabalho Decente, com ênfase no combate ao trabalho infantil e à exploração sexual de crianças e adolescentes.

Quem é o novo superintendente da SRTE-RJ?

Autor da Lei Ficha Limpa para o estado do Rio de Janeiro, Robson Leite exerceu o mandato de deputado estadual de 2010 a janeiro de 2014, quando também apresentou projeto de lei para o estabelecimento de mecanismos contra o trabalho escravo no estado. É graduado em Tecnologia da Informação pela PUC/RJ e professor universitário na área, além de escritor. 

 

Por Rose Maria, Assessoria de Imprensa, com Assessoria de Comunicação MTE e Fundacentro. Fotos: TRT-RJ e Força Sindical RJ.

 

 

Marcelo Peres
Secretaria de Imprensa e Comunicação
Força Sindical do Estado do RJ

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar