Resende sedia Encontro Internacional de Trabalhadores em Montadoras

13 de maio de 2016

Encontro Resende 1

A cidade de Resende, no Sul do estado, recebeu o 3º Encontro Internacional de Montadoras, um evento mundial com a presença de sindicatos do Brasil e dos Estados Unidos. Cerca de cem sindicalistas se reuniram entre os dias 11 e 12 de maio para discutir os acordos automotivos internacionais em vigor e as estratégias de organização dos trabalhadores pelo mundo. A região Sul Fluminense está consolidada como o pólo automotivo do Rio de Janeiro. Nas cidades de Resende e Itatiaia, há cinco grandes montadoras: MAN Latin America (Volkswagen Caminhões); PSA Peugeot Citroën; Nissan; Land Rover e Hyundai, empregando em torno de 8 mil trabalhadores.

Participaram do evento Sílvio Campos, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense, Miguel Torres, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM) e vice presidente da Força Sindical, Sérgio Claudino, presidente da Federação dos Metalúrgicos do RJ, Kristyne Peter e Richard Bensinger, respectivamente diretora de Relações Internacionais e diretor de Organização Sindical e Estratégias da UAW (United Automobile Workers, Sindicato que representa os metalúrgicos nos Estados Unidos).

Silvio Campos, que visitou os trabalhadores da Nissan no Mississipi (EUA) e discursou em solidariedade a eles, enalteceu a presença maciça de representantes dos metalúrgicos no encontro e sua importância para discutir os métodos de organização sindical global, analisando quais as melhores saídas para a defesa dos direitos internacionais dos trabalhadores. “Essa é mais uma mostra do engajamento global sindical. Aqui temos representantes de seis estados brasileiros e a UAW, maior sindicato dos Estados Unidos. A ideia é unificar os trabalhadores pelo mundo, como uma forma de enfrentar as multinacionais que, em muitos casos, tentam suprimir direitos trabalhistas em vários países”, explicou Sílvio Campos.

Para Richard Bensiger, foi uma reunião introspectiva, onde os sindicatos olharam para si mesmos discutindo como podem ter mais membros e serem mais participativos. “Isso é muito saudável e todas as organizações deveriam fazer. O Brasil tem os melhores sindicatos do mundo, com ações mais coletivas e protestos. Esse sentimento de coletividade e comunidade nos inspira”, afirmou o representante do sindicalismo norte-americano.

O dirigente da UAW também enalteceu o apoio dos sindicalistas metalúrgicos brasileiros aos trabalhadores da fábrica da Nissan no Mississipi, região sul dos Estados Unidos, que sofrem com ameaças e ações antissindicais da montadora. “Acho que esse é o melhor exemplo de solidariedade global de trabalhadores, adotando a causa de outro país. Os trabalhadores são inspirados por essa solidariedade, eles sentem isso e querem que os companheiros do Brasil sintam orgulho deles. Como resultado disso, houve um aumento muito grande pelo apoio à sindicalização da fábrica do Mississipi nos últimos meses”, ressaltou Richard.

Como presidente da CNTM, representando também a diretoria da Força Sindical, Miguel Torres participou da abertura do encontro, onde expôs suas preocupações com as propostas na Câmara dos Deputados que retiram direitos dos trabalhadores. “Precisamos resistir e nos unir, cobrando dos parlamentares que nos representam ações que protejam os direitos que os trabalhadores conquistaram ao longo de anos de luta sindical. Após este evento, eu mesmo estou indo em uma fábrica discutir a implantação do PPE (Programa de Proteção ao Emprego) para os trabalhadores. O momento é de crise, mas precisamos achar soluções para defender o nosso maior capital, o trabalhador”, salientou.

Miguel Torres também destacou a importância do programa de Renovação da Frota de Veículos (Sustentabilidade Veicular) no Brasil. A proposta foi aprovada em Seminário do Setor Metalúrgico da CNTM em novembro do ano passado e já é defendida abertamente por diversas entidades sindicais e do setor produtivo, pois contribuirá para a retomada da produção e de geração de emprego.

“Esta proposta já foi experimentada com sucesso em outros países e tem tudo para dar certo aqui também. Para tirar o Brasil da recessão, o governo federal precisa colocar em prática propostas como esta, beneficiando toda a sociedade brasileira”, ressaltou Miguel Torres. “Vale destacar que um emprego criado em uma montadora pode abrir outros 18 em toda a cadeia produtiva, desde a extração do minério até autopeças e reciclagem”, completou.

Encontro resende 2

O presidente da Federação dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro, Sérgio Claudino, que também participou do encontro, disse que foi um momento importante para fortalecer o intercâmbio internacional com a UAW e a união de dirigentes sindicais que atuam em bases metalúrgicas com montadoras no Brasil. “Tivemos palestras importantes sobre a realidade do movimento sindical e a situação dos metalúrgicos nas montadoras em todo o país. Com as contribuições dos grupos de debate, concluímos o encontro com uma Carta de Resende, que reúne propostas contra a recessão, o desemprego e para o fortalecimento do movimento sindical”, informou Sérgio Claudino.

No segundo dia do encontro, o secretário geral da Força Sindical, João Carlos Gonçalves, Juruna, relatou a todos os trabalhos da Comissão Especial instalada na Câmara Federal para propor a regulamentação do custeio sindical e as ameaças aos direitos trabalhistas e sociais em tramitação no Congresso.

Segundo Sílvio Campos, além da renovação da frota, proposta pela CNTM, outro item que consta na Carta de Resende é a proposta de união das centrais sindicais para combater as ameaças aos direitos dos trabalhadores.

Outros temas em destaque nos dois dias de debates foram Previdência, Saúde e Segurança dos trabalhadores; Cenário atual e perspectiva para produção e venda de veículos; Avanços e limites do programa Inovar-auto; Panorama dos Acordos Automotivos Internacionais em vigor; e relatos sobre as lutas da UAW na organização sindical e em defesa dos direitos dos trabalhadores.

“Propiciamos uma troca de experiência muito produtiva e enriquecedora entre os sindicalistas. Vimos problemas que estão afetando os companheiros e pudemos analisar, nos grupos de trabalho, saídas para a retomada da produção e enfrentamento dos desafios”, assinalou Sílvio Campos.

O próximo Encontro Internacional de Montadoras será em outubro, no Sindicato dos Metalúrgicos da Piracicaba, interior de São Paulo.

Com Brasil2pontos e CNTM

Fotos: Divulgação CNTM