Químicos do RJ participam do 3º Congresso da CNTQ

2 de dezembro de 2014

Sem Título-1“Integrando, Construindo e Fortalecendo” foi o tema do 3º Congresso da CNTQ (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Químico), que reuniu dirigentes e lideranças sindicais dos químicos de todo Brasil, de 26 a 28 de novembro, em Praia Grande (SP). Em pauta, temas de interesse nacional, como as necessidades econômicas e sociais dos trabalhadores e trabalhadoras dos segmentos industriais químicos. O congresso também elegeu a nova diretoria da Confederação para os próximos quatro anos. O presidente Antonio Silvan Oliveira foi reeleito e assume o novo mandato em março de 2015.

O encontro contou com a presença do presidente da Federação dos Trabalhadores do Ramo Químico do RJ e vice presidente da Força RJ, Isaac Wallace, do presidente do Sindicato dos Químicos de Nova Iguaçu, Sandoval Marques, do presidente do Sindicato dos Químicos de São Gonçalo, José Maria Fernandes, e dirigentes sindicais do Sindiquímica-Magé, Tintas e Vernizes de São Gonçalo e Petroquímicos de Itaboraí.

A solenidade de abertura foi realizada no auditório da Colônia de Férias dos Metalúrgicos, em Vila Mirim, e contou com a presença de aproximadamente 300 participantes, entre dirigentes, trabalhadores, autoridades, convidados e representantes de entidades públicas e privadas. A mesa de abertura foi liderada pelo presidente Antonio Silvan e os trabalhos foram coordenados por Edson Dias Bicalho, secretário geral da FEQUIMFAR-SP.

Sem Título-1

As atividades do 3º Congresso ocuparam a Colônia de Férias dos Químicos, a Colônia de Férias do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Borracha, Pneumáticos e Afins de São Paulo e a Colônia de Férias do Sindicato das Costureiras de São Paulo, todas em Vila Mirim, Praia Grande. Os participantes foram divididos em grupos e, após participarem das oficinas, opinaram sobre os diversos temas. As conclusões de cada equipe foram consolidadas num documento final, que norteará o trabalho da CNTQ pelos próximos quatro anos.

As discussões foram centradas na luta por melhorias e avanços nas condições de vida, trabalho e salários dos trabalhadores do setor químico; organização e consolidação das lutas unitárias dos trabalhadores, fortalecendo as bases; discussão de propostas que assegurem a cidadania e protejam os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras; e planejamento das ações referentes à Confederação e seus Sindicatos e Federações filiadas.

Os temas em debate foram diversificados, a partir dos eixos programáticos: Conjuntura política e retomada do crescimento econômico após as eleições; Análise conjuntural e avanços das negociações no ramo químico nacional; A CNTQ e as principais bandeiras de luta do movimento sindical; Estruturação e desenvolvimento organizacional da confederação nos estados; As novas exigências do mercado de trabalho e a garantia de saúde do(a) trabalhador(a); Formação profissional no Brasil; A CNTQ e suas ações na formação de novas lideranças; Mercado de trabalho e a política de respeito à raça, etnia e gênero; Políticas para juventude; Políticas de respeito à diversidade; O futuro da Previdência Social no Brasil; Comunicação sindical; Redes sindicais e Sindicalismo brasileiro e movimentos sociais: atores de impacto social.

Entre as palestras que mais atraíram a atenção dos participantes estavam “Conjuntura Política e Retomada do Crescimento Econômico após as Eleições”, com o professor Ricardo Ramos Rugai, doutor em História Econômica; “Análise Conjuntural e Avanços das Negociações do Ramo Químico Nacional”, feita pelo técnico do DIEESE (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos), Daniel Ferrer de Almeida e “Juventude e o Mercado de Trabalho – O que o jovem Espera do Movimento Sindical?”, com Carina Vitral, presidente da União Estadual dos Estudantes de São Paulo (UEE) e Diretora da União Nacional dos Estudantes (UNE).

“Foi um encontro muito proveitoso. Todos os palestrantes trouxeram suas visões de forma clara e contribuíram para o aprofundamento de questões que muito vão nos ajudar a conduzir nossas tarefas diárias”, opinou Sandoval Marques, presidente do Sindiquímica Nova Iguaçu.

Por Rose Maria. Fonte: CNTQ